WILSON HOMENAGEIA ANTÔNIO DE NOVAES FILHO



O senador Carlos Wilson (PSDB-PE) registrou o centenário do nascimento do ex-senador pernambucano Antônio de Novaes Filho, em 19 de junho. Wilson afirmou que Novaes Filho, ao morrer em 78, deixou um legado de vida exemplar dedicada à causa pública, tendo participado ativamente nos trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte que redigiu a Carta democrática de 46.

A vida profissional de Novaes Filho, lembrou Wilson, teve início no setor agrícola, dedicada à cultura da cana-de-açúcar, tendo sua atuação de liderança levado a sucessivos mandatos na presidência da Sociedade Auxiliadora de Agricultura. Novaes, paralelamente, seguiu a formação do pai, juiz, e graduou-se em Direito.

O ingresso na vida pública ocorreu em 37, informou Carlos Wilson, quando Novaes Filho assumiu a secretaria de Agricultura de Pernambuco. No mesmo ano, assumiu a prefeitura de Recife a convite do interventor Agamenon Magalhães. Nesse cargo, permaneceu até 45, quando foi eleito, pelo extinto Partido Social Democrático, para ocupar uma cadeira no Senado Federal.

Lembrou o senador que, pela destacada atuação no Legislativo, Novaes Filho foi nomeado ministro da Agricultura pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, em 1950, e ocupou, interinamente, a pasta da Educação.

Destacou Wilson queem 53 Novaes Filho foi reeleito, dessa vez pelo Partido Libertador, para outro mandato senatorial. Ao concluí-lo, aos 64 anos de idade, Novaes Filho voltou a dedicar-se aos empreendimentos agropecuários e retornou a Recife, onde, aos 80 anos, faleceu, deixando o exemplo do "empresário, homem público e chefe de família dedicado", afirmou Carlos Wilson.

19/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplente de ACM é seu filho Antonio Carlos Júnior

CARLOS WILSON HOMENAGEIA CAPIBA

Senado homenageia centenário de Luiz Viana Filho

Maciel homenageia o teatrólogo Hermilo Borba Filho

IRIS REZENDE HOMENAGEIA JOAQUIM CÂMARA FILHO

Plenário homenageia memória de Osíris Lopes Filho