Wilson Santiago alerta para crescimento da violência no país




O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) manifestou em plenário, nesta segunda-feira (28), preocupação com o aumento da violência no Brasil nos últimos anos, especialmente entre os jovens.

Baseando-se em dados divulgados pelo Ministério da Justiça no documento "Mapa da Violência 2011 - Os Jovens do Brasil", Wilson Santiago chamou atenção para o aumento significativo, nos últimos dez anos, das taxas de violência no Norte e no Nordeste, regiões em que alguns estados apresentavam tradicionalmente números baixos, com padrões similares aos de países desenvolvidos.

Segundo ele, a Paraíba, que em 1998 tinha índice de 13,5 homicídios para cada 100 mil habitantes, viu mais que dobrar esse percentual, chegando, em 2010, a 27,3 para cada 100 mil habitantes.

- A capital, João Pessoa, que, em 1998, ocupava o 11º lugar no ranking, com 38,4 mortes por 100 mil habitantes, passou a ocupar o quinto lugar em 2008, em relação aos demais estados da federação, ganhando de cidades maiores como Salvador, Vitória. Recife e Maceió, e suplantando as maiores capitais deste país, São Paulo e Rio de Janeiro - disse.

Wilson Santiago destacou também o crescimento considerável da violência no interior do país, onde a população, antes tranqüila e pacata, vive atualmente "atormentada e sem dormir" devido ao aumento do número de delinqüentes. Na zona rural, observou, muitos proprietários estão abandonando suas casas pelo crescimento da violência.

No final do pronunciamento, Wilson Santiago cobrou das autoridades não apenas o fortalecimento do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), como também uma campanha nacional para a melhoria do salário dos policiais, especialmente em regiões mais pobres.



28/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Santiago alerta para cobranças abusivas dos bancos

Wilson Santiago alerta para desaquecimento da indústria e queda no investimento tecnológico

Wilson Santiago registra crescimento e 'maturidade' do Mercosul

Wilson Santiago diz que evasão escolar incentiva violência

Não podemos perder a guerra contra as drogas, alerta Wilson Santiago

Ângela Portela alerta para crescimento da violência no trânsito