Wilson Santiago diz que evasão escolar incentiva violência




Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (11), o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) disse que a evasão escolar pode incentivar o crescimento da violência. O senador citou a tese de doutorado Dois ensaios acerca da relação entre criminalidade e educação, do economista Evandro Camargos Teixeira, ligado à Universidade de São Paulo (USP).

Os resultados da pesquisa da tese demonstram que o aumento da taxa de abandono escolar dos alunos da primeira série do ensino médio é responsável por uma elevação na taxa de homicídios. A tese também mostra que o aumento da violência nas escolas reduz a probabilidade de o aluno apresentar um desempenho escolar satisfatório.

Segundo o senador, o pesquisador coletou dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e do Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (Datasus), entre os anos de 2001 a 2005, para estabelecer a relação entre violência e evasão escolar. Wilson Santiago destacou que há 3,5 milhões de brasileiros desempregados na faixa entre 18 e 24 anos. Segundo o senador, são jovens que não trabalham nem estudam, cuja situação pode alimentar a violência.

O senador declarou que o estudo alerta o Brasil sobre a importância do tema e deve tocar a todos que têm compromisso com a educação e com a redução da violência.

- O conhecimento será o destaque da produção do século 21. Sem o conhecimento, o Brasil pode ter uma riqueza subutilizada - afirmou.

O senador elogiou a atuação do governo na área de educação e afirmou que a presidente Dilma Rousseff vem incentivando programas federais para universalizar o ensino. O senador lembrou que Dilma disse, em recente discurso, que "o acesso à educação produz uma revolução pacífica". No entanto, Santiago disse que o Brasil "quer mais".

- Com educação de qualidade, terá mais trabalho e haverá mais condições de contribuir com a diminuição da violência - disse.

Segundo o senador, todos os níveis de governo deveriam se unir para melhorar a qualidade do ensino e valorizar o profissional da educação. Para Wilson Santiago, programas de capacitação e de interiorização das escolas técnicas podem contribuir para um Brasil mais capaz e mais desenvolvido e possibilitar que a educação seja cada vez melhor para todos.



11/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Santiago pede que programa de transporte escolar seja mantido pelo governo federal

Wilson Santiago alerta para crescimento da violência no país

Wilson Santiago afirma que vai recorrer ao STF

Wilson Santiago pede fortalecimento do SUS

Wilson Santiago defende sigilo no RDC

Wilson Santiago propõe fim do foro privilegiado