Wilson Santiago defende alteração no traçado da Transnordestina




Em pronunciamento nesta segunda-feira (28), o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) solicitou ao Executivo a inclusão da Paraíba no traçado da Ferrovia Transnordestina, que irá ligar o Porto de Suape, em Pernambuco, ao Porto de Pecém, no Ceará. Para o senador, o projeto poderia abranger os municípios de Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Sousa e Pombal, interligando-os ao Porto de Cabedelo, vizinho à capital paraibana.

Wilson Santiago lembrou que, em visita às obras de transposição do Rio São Francisco na Paraíba, em dezembro do ano passado, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que o estado seria contemplado no traçado da Transnordestina. A previsão é que a ferrovia tenha 1.728 quilômetros, atuando como fator de integração regional e beneficiando o escoamento da produção de todos os nove estados.

- Espero que a presidente Dilma coloque em prática, pois é um dos pleitos da Paraíba, entre tantos outros necessários para o desenvolvimento do nosso estado - afirmou.

Wilson Santiago disse ser difícil compreender como um país com o tamanho do Brasil utilize tão pouco o transporte ferroviário, considerado bem mais eficaz e econômico quando se levam em conta as grandes distâncias percorridas pelas cargas no território nacional.

- Com certeza, poderíamos ter menor número de caminhões deteriorando nossas rodovias, o número de acidentes seria bem menor e muitas vidas seriam poupadas se as políticas de transporte tivessem priorizado a utilização da ferrovias - afirmou.

Além de insuficiente, disse Wilson Santiago, a malha ferroviária do Brasil encontra-se subutilizada, sendo responsável pela movimentação de apenas 23% das cargas no país. Esse percentual médio é de 40% em outros países, chegando a 80% na Rússia. A malha ferroviária brasileira é de 29 mil quilômetros, contra 35 mil quilômetros na França; 43 mil quilômetros no Japão; e 63 mil quilômetros na Índia.



28/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Santiago defende sigilo no RDC

Wilson Santiago defende mudanças no sistema eleitoral

Wilson Santiago defende política salarial governista

Wilson Santiago defende partilha igualitária de recursos do pré-sal

Wilson Santiago defende participação popular na elaboração do Orçamento

Wilson Santiago defende eleição de senador com dois suplentes