Wilson Santiago defende mudanças no sistema eleitoral
O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) defendeu nesta quarta-feira (16) a necessidade da reforma política, especialmente quanto a mudanças no sistema eleitoral. Ele apoiou a Comissão Especial da Reforma Política e o sistema de votação majoritária, que foi objeto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 54/07, subscrita pelo presidente da comissão, senador Francisco Dornelles (PP-RJ).
Para Santiago, a maior distorção no atual sistema de votação proporcional e com quociente eleitoral, está na eleição de muitos outros candidatos na esteira de apenas um bem votado. Ele lembrou declaração do vice-presidente Michel Temer ao defender o voto majoritário: "Quando se fala em democracia no Brasil, fala-se em maioria. Nas casas legislativas e nos tribunais de justiça, as questões são decididas pela maioria. A única hipótese que contraria esse princípio é a do voto proporcional, o quociente eleitoral, que guarda uma distorção extraordinária".
Outro ponto da reforma política abordado por Wilson Santiago foi o caso da suplência de senadores. Ele disse que "o povo não aceita mais" que sejam designados suplentes desconhecidos. Para ele, o ideal seria seguir a lógica da votação majoritária, assumindo a suplência, por ordem, os candidatos mais votados.
- Assim, o candidato com maior número de votos assume a suplência. No caso de substituição de senadores, os eleitores verão serem empossadas no cargo pessoas eleitas por eles - assinalou.
16/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Wilson Santiago celebra sanção de lei que cria o Sistema Único de Assistência Social
Wilson Santiago defende sigilo no RDC
Wilson Santiago defende alteração no traçado da Transnordestina
Wilson Santiago defende política salarial governista
Wilson Santiago defende partilha igualitária de recursos do pré-sal
Wilson Santiago defende participação popular na elaboração do Orçamento