Wilson Santiago defende eleição de senador com dois suplentes
O Senado realizou, nesta quinta-feira (29), a terceira sessão de discussão, em primeiro turno, de três das mais importantes propostas da reforma política, que vem sendo debatida na Casa desde o início do ano. Na presidência dos trabalhos, o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) apresentou emenda modificando a proposta 37/11, que reduz de dois para um o número de suplentes de senador.
Com essa emenda, ao final das cinco sessões que integram o primeiro turno de discussão dessas propostas de emendas constitucionais, a PEC 37/11 retornará à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania para nova análise. A emenda de Wilson Santiago exige que cada senador seja eleito com dois suplentes e que estes sejam os que, depois do titular, obtiverem o maior número de votos.
Este é o principal argumento de Santiago em defesa da proposta:
- É justo que a vaga da suplência seja preenchida pelo candidato que obtiver maior número de votos válidos após a definição dos senadores eleitos. Assim, o povo verá em caso de substituição, alçar como titular ao cargo de senador da República um candidato que obteve também o seu voto.
Na mesma sessão, transcorreu o terceiro dia de discussão das propostas abaixo:
- PEC 38/11, que fixa em cinco anos o mandato do presidente da República, governadores e prefeitos e muda a data de suas posses. A proposta fixa a posse dos prefeitos no dia 5, a dos governadores no dia 10 e a do presidente da República no dia 15. Todas no mês de janeiro que se seguir às eleições. Hoje essas posses acontecem, todas, em 1º de janeiro.
- PEC 42/11, que determina que mudanças no sistema eleitoral devam ser precedidas de referendo para entrar em vigor.
- PEC 63/11, que amplia para 31 de dezembro de 2012 o prazo de adesão ao regime de pagamento especial de precatórios para estados e municípios, estabelecido pela Emenda Constitucional 62/09. Esse prazo encerrou-se no dia 10 de março de 2010.
29/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Wilson Santiago apresenta PEC que reduz mandato de senador de oito para seis anos
Wilson Santiago defende sigilo no RDC
Wilson Santiago defende alteração no traçado da Transnordestina
Wilson Santiago defende mudanças no sistema eleitoral
Wilson Santiago defende política salarial governista
Wilson Santiago defende partilha igualitária de recursos do pré-sal