Wilson Santiago reivindica maior atenção à saúde pública nas regiões mais pobres




O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) fez um apelo em Plenário nesta quinta-feira (15) ao Ministério da Saúde e ao Senado Federal por maior atenção à saúde pública no país, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

O parlamentar apontou superlotação dos hospitais públicos, com pacientes à espera de atendimento, imagens que são veiculadas diariamente na televisão. Isto, observou, em um país que, em contraste com essa situação, é a sétima maior economia do mundo.

- Diariamente somos informados de hospitais com pacientes em corredores devido à conhecida superlotação. É terrível vermos seres humanos em situação tão indigna e humilhante, no chão, em macas improvisadas, com mal-estar e dores, buscando apenas permanecerem vivos - lamentou o parlamentar.

Para o senador, a saúde sofre diretamente os reflexos da desigualdade econômica, que é duas vezes maior no Norte e Nordeste, com a população indígena tendo os piores indicadores de saúde.

Na opinião do parlamentar, o Brasil deve buscar o padrão de atendimento de países como Suécia, Suíça, Canadá, França e Estados Unidos.

Embora reconheça que o governo Lula e o atual governo tenham obtido alguns avanços na área, ele alertou para distorções existentes no Sistema Único de Saúde (SUS), como a destinação de recursos para estados mais ricos. Como solução, o parlamentar aponta uma melhor gestão dos recursos destinados à saúde e maior atenção às regiões mais carentes do país.

Wilson Santiago disse ainda que especialistas apontam melhorias nas condições de vida nos últimos 50 anos, mas apontam necessidade de melhor distribuição de renda, situação na qual o governo já vem atuando. Para ele, no entanto, o ritmo dessa melhora é muito lento.

- De fato, não se dá para notar essa melhora na saúde pública nas regiões carentes do país.



15/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Santiago defende ampliação de creches e pré-escolas nas regiões pobres

Agripino defende atenção diferenciada a regiões mais pobres

PATROCÍNIO REIVINDICA MAIS ATENÇÃO À SAÚDE INFANTIL

Wilson Santiago pede atenção para vigência da Lei da Ficha Limpa

Wilson Santiago diz que é preciso melhorar a segurança pública

Wilson Santiago pede fortalecimento da Defensoria Pública