PATROCÍNIO REIVINDICA MAIS ATENÇÃO À SAÚDE INFANTIL



O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) fez um apelo aos governos federal e estaduais para que a redução da mortalidade e da desnutrição infantil sejam tratadas como prioridade estratégica nacional. Ele lamentou que o Brasil ingresse no século XXI "sem conseguir resultados minimamente condizentes com sua posição econômica no cenário mundial", no que se refere ao combate à desnutrição infantil, em decorrência da deficiente distribuição de renda e da falta de acesso a serviços básicos de saúde.
- É necessário implementar políticas públicas direcionadas para a melhoria da renda familiar e para a elevação do nível de escolaridade da mãe, fatores que influenciam diretamente a nutrição das crianças - disse.
Patrocínio citou análise feita por técnicos do Instituto de Políticas Econômicas Aplicadas (Ipea), responsabilizando as políticas públicas fragmentadas e desarticuladas pelos baixos índices de nutrição infantil. "Além disso, essas ações do governo têm sido mal formuladas e excessivamente centralizadas, ignorando as especificidades regionais e locais", enfatizou.
O senador explicou que, no âmbito mais específico das ações de saúde, recomenda-se o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento das crianças, a assistência pré-natal, a promoção do aleitamento materno, a vigilância da criança de risco, a suplementação alimentar e nutricional, a imunização e a prevenção e controle das doenças prevalentes na infância.

27/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Santiago reivindica maior atenção à saúde pública nas regiões mais pobres

LOBÃO REIVINDICA MAIS ATENÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS

QUINTANILHA REIVINDICA MAIS ATENÇÃO AO ESPORTE E AO TURISMO

Maciel reivindica mais atenção para o Mercosul

MOZARILDO REIVINDICA MAIS ATENÇÃO PARA A REGIÃO NORTE

Mauro Miranda reivindica mais atenção do governo ao setor agropecuário