Zambiasi apóia manifestação em defesa da uva e do vinho brasileiros



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) registrou que cerca de quatro mil pessoas participam de passeata nesta quinta-feira (3), em Porto Alegre, em defesa da uva e do vinho nacionais. Ele explicou que os manifestantes percorreram a capital gaúcha em direção à Praça da Matriz, onde teriam audiência com a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, e outras autoridades, para o lançamento de um manifesto nacional em pela uva e vinho brasileiros.

- A projeção é preocupante para nós gaúchos. Temos vinte mil famílias, pequenos produtores que dão uma qualidade de vida e um índice de desenvolvimento humano para a região muito grande, mas que, infelizmente, estão ameaçados por uma crise. Há a preocupação de que 2008 se encerre com trezentos milhões de litros de vinho estocados nas cantinas. Por isso, a tendência é de que o preço da uva paga aos produtores agrícolas recue na safra que está a caminho - informou Zambiasi.

De acordo com o senador, produtores de uva, sindicatos dos trabalhadores rurais, entidades setoriais, cooperativas, indústrias e profissionais da área pedem apoio dos governantes ao setor de produção de uvas e vinhos que, segundo os manifestantes, enfrenta crise sem precedentes. Zambiasi explicou que a manifestação reúne representantes de mais de 20 municípios produtores de uva e vinho do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

As principais reivindicações do movimento, comentou o senador, são a criação de um estoque regulador; a redução de tributos; o cancelamento do registro de "produtos que imitam o vinho"; a renegociação de acordos de comércio com o Mercosul; a revogação de acordo com o Chile e o apoio às políticas de reestruturação do setor.

- Entre as solicitações, destacam-se antigas bandeiras de luta, como a tributação excessiva dos vinhos e dos espumantes brasileiros e o crescimento das importações, facilitado pela taxa cambial e por acordos internacionais que só beneficiam os vinhos estrangeiros - frisou.

Zambiasi disse que, apenas no Rio Grande do Sul, o plantio de uvas e a produção de vinhos reúnem cerca de vinte mil famílias - cerca de cem mil pessoas -, 1.200 vinícolas, e produção de 1,2 bilhão de quilos de uva anuais (50% destinados para produção de vinhos e sucos). O senador acrescentou que são produzidos anualmente cerca de 300 milhões de litros de vinho.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou o pronunciamento do colega e ressaltou a importância do setor para a Região Sul e para o Brasil.



03/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi apóia criação de Conselho Sul-Americano de Defesa

Zambiasi apóia conselho de defesa para a América do Sul

Sérgio Zambiasi quer instituir o Dia Nacional do Vinho

Zambiasi presta homenagem aos 40 anos da Festa Nacional do Vinho

Zambiasi lamenta "confusão" provocada por suposta redução do IPI sobre o vinho nacional

Paim defende incentivo aos produtores de vinho brasileiros