Zambiasi comemora aprovação do Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) comemorou em Plenário, nesta quinta-feira (8), a aprovação do Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul. O texto foi aprovado por unanimidade pela comissão parlamentar conjunta do Mercosul na última terça-feira (6).

O protocolo aprovado define que o Parlamento do Mercosul substituirá a Comissão Parlamentar Conjunta como órgão integrante da estrutura institucional do bloco. Uma das principais finalidades do Parlamento será representar os povos do Mercosul, além disso, terá também a competência de propor a adoção de normas para o bloco, podendo enviar anteprojetos de normas nacionais, orientados à harmonização das legislações nacionais, aos parlamentos dos Estados partes.

Em seu pronunciamento Zambiasi destacou a importância do Mercosul. Ele citou conquistas que beneficiaram as economias dos países integrantes nos 15 anos de existência do bloco, como a Carteira do Cidadão, que permite aos moradores da área de fronteira entre Brasil e Uruguai trabalhar, estudar ou residir em qualquer dos dois países.

- O processo de constituição do Parlamento do Mercosul, portanto, neste momento, é uma afirmação objetiva e madura da vitalidade do bloco que, acima das crises conjunturais, cumpre com sua irreversível e histórica missão de integrar os países da região - disse.

No início de seu discurso, Zambiasi se referiu a artigo do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), publicado nesta quinta-feira (8) no jornal Correio Braziliense. No texto Renan reafirma o compromisso do Congresso Nacional brasileiro com a construção do Mercosul e destaca o papel fundamental do Parlamento do Mercosul na integração regional.

08/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi pede celeridade na aprovação de protocolo de criação do Parlamento do Mercosul

Zambiasi comemora um ano de criação do Parlamento do Mercosul

Zambiasi celebra aprovação, pelo Uruguai, do Parlamento do Mercosul

Itamaraty comemora aprovação do Tratado Constitutivo da Unasul no Congresso

Protocolo que cria o Parlamento do Mercosul será assinado em 2004

Protocolo de criação do Parlamento do Mercosul pode ser votado pelo Plenário da Câmara nesta semana