Zambiasi demonstra preocupação com processo de desertificação de áreas no sudoeste do Rio Grande do Sul



Ao discursar nesta quarta-feira (25), o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) demonstrou preocupação com o avançado processo de desertificação de áreas no sudoeste do estado do Rio Grande do Sul. A área atingida, disse o senador, abrange pelo menos dez municípios da chamada "região de campanha": Alegrete, Cacequi, Itaqui, Maçambará, Manuel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, Unistalda e São Francisco de Assis.

- Defendem alguns especialistas que o termo correto a ser empregado, nesse caso, não é desertificação, fenômeno típico das regiões áridas, e, sim, arenização. O fato é que o seu resultado é muito semelhante àquilo que todos nós costumamos entender por deserto: vastas áreas cobertas de areia e quase desprovidas de vegetação, que já se estendem por cerca de um milhão e meio de hectares - registrou.

A degradação dessas áreas do Rio Grande do Sul, diz o senador, deve-se ao "desenvolvimento inadequado" de atividades agrícolas em solos muito arenosos e com frágil cobertura vegetal. Para Zambiasi, entre os primeiros passos a serem tomados, estão a recuperação das áreas degradadas e a proteção das áreas de risco. Para isso, opinou, serão necessárias parcerias entre os governos federal, estadual e municipais.

Outro problema ambiental da Região Sul do país, acrescentou Zambiasi, é a ameaça de desaparecimento das florestas de araucária, que estariam reduzidas atualmente a pouco mais de 1% da cobertura original.

- Os esforços para a criação imediata de unidades de conservação das matas remanescentes devem somar-se aos de recuperação, pelo replantio, de áreas degradadas, bem como aos esforços de fiscalização do cumprimento das leis ambientais. Para parte considerável dessas ações, é muito importante, portanto, o apoio do Ministério do Meio Ambiente - afirmou.

Zambiasi também propôs mais incentivos para o turismo ecológico no Brasil. Na opinião do senador, essa modalidade turística ajuda na preservação dos bens naturais brasileiros.

- As questões ambientais não se restringem apenas à permanente luta pela preservação da exuberante Floresta Amazônica, por mais importante que seja para nosso país e para o planeta, luta que deve continuar. O meio ambiente deve ser visto de forma abrangente, na diversidade de biomas e ecossistemas que atravessam nosso país, em uma imensa diversidade de situações e de interação com os seres humanos. A estes componentes do meio ambiente - os seres humanos - compete garantir o seu equilíbrio, preservar o precioso legado da Natureza, em prol das gerações presentes e futuras - concluiu Zambiasi.

Em aparte, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) comentou e elogiou o pronunciamento do colega. 



25/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim demonstra preocupação com setor calçadista do Rio Grande do Sul

Mesquita Júnior demonstra preocupação com proibição de queimadas no processo produtivo rural do Acre

Suplicy demonstra preocupação com restrições à imigração

SIMON DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM SITUAÇÃO DA AMAZÔNIA

Suassuna demonstra preocupação com onda de violência em SP

Perillo demonstra preocupação com retorno da inflação e se diz contrário à CSS