Perillo demonstra preocupação com retorno da inflação e se diz contrário à CSS



O senador Marconi Perillo (PSDB-GO), em discurso nesta quarta-feira (18), demonstrou preocupação pela ameaça de retorno da inflação à economia brasileira. Para ele, "não há imposto mais perverso para o trabalhador do que o imposto inflacionário". Ele lembrou-se do trabalho dos ex-presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso para a obtenção da estabilidade, que "não pode agora se esvair pelo vão dos dedos".

O parlamentar ressaltou o movimento cíclico observado quando ocorre o aumento exagerado dos preços, que tem como conseqüência inflação mais alta. O antídoto normalmente usado é o aumento das taxas de juros, que, por sua vez, tem como conseqüência a retração econômica, a inibição da geração de empregos e a interrupção do crescimento.

- Inflação só é boa para o governo, que arrecada mais impostos - disse.

Perillo também se mostrou contrário a Contribuição Social para a Saúde ( CSS ), que está sendo votada na Câmara, num contexto de recordes de recolhimento de impostos pelo Estado. O senador citou matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo mostrando que a carga tributária brasileira correspondeu a 38,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2008, com elevação de 1,87 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado.

- O governo não precisa de mais um imposto. O que o Brasil precisa é de gestão, competência para gerir os recursos - afirmou, lembrando-se da matéria que regulamenta a Emenda Constitucional 29 e define percentuais para os entes federados investirem em saúde, aguardando análise da Câmara.

Para o senador, a CSS representa "um novo assalto aos cofres da sociedade brasileira, para que o governo possa contratar mais apaniguados".



18/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy demonstra preocupação com restrições à imigração

SIMON DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM SITUAÇÃO DA AMAZÔNIA

Suassuna demonstra preocupação com onda de violência em SP

Armando Monteiro demonstra preocupação com desindustrialização do Brasil

Ataídes demonstra preocupação com jovens que não trabalham nem estudam

Requerimento demonstra preocupação e indignação com execuções em Cuba