Zambiasi deseja uma rede legislativa com funções didáticas



Mais dois municípios gaúchos já estão recebendo o sinal da TV Assembléia desde sábado e outros três passarão a assistir o canal esta semana: Rio Grande, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana. O parlamento gaúcho e as Câmaras Municipais de Farroupilha e Bento Gonçalves assinaram convênio neste sábado, com a participação de autoridades locais e de deputados. O presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Zambiasi, ressaltou durante as solenidades que além das transmissões das sessões plenárias e dos trabalhos das Comissões, as ações da rede legislativa devem ter funções didáticas, com a produção de programas voltados para a orientação política e pedagógica, com a integração cultural entre os municípios. Ainda, o presidente citou como exemplo, o convênio com o Tribunal Regional Eleitoral, que dará espaço também para manifestações do Ministério Público.

Zambiasi lembrou que a Assembléia desenvolveu o projeto da rede legislativa sem nenhum custo adicional para o Parlamento, mantendo o mesmo orçamento e com o reordenamento das suas despesas, dentro do princípio de que o dinheiro público não é despesa, mas sim investimento. O presidente da Assembléia disse que o processo de levar o sinal da TV Assembléia para o Interior não vai parar e que o poder público dos municípios e do Parlamento devem começar a reivindicar a participação na rede legislativa. E que, a programação da TV Assembléia deve chegar à população ainda pela TV aberta, captada pelas antenas parabólicas.

Durante a assinatura do convênio em Farroupilha, o prefeito Bolívar Paschoal disse que a democracia deverá se fortalecer a medida que a população tiver acesso às atividades do poder público, principalmente do Legislativo, que é o que está mais próximo da comunidade, proporcionando um vínculo ainda maior. O presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Pedrozo, afirmou que geralmente as comunidades têm opiniões negativas sobre o Legislativo, e esse compartilhamento com a TV Assembléia vai mostrar o verdadeiro papel do legislador. A solenidade em Farroupilha contou com a participação, ainda, do deputado estadual, Kalil Sehbe.

À tarde, foi a vez do município de Bento Gonçalves assinar o convênio com a Assembléia Legislativa, Na oportunidade, o prefeito Darcy Pozza disse que uma das funções do Poder Legislativo é fiscalizar as ações do Executivo e que o intercâmbio irá fortalecer a prerrogativa, além das ações adotadas pelos município para o desenvolvimento do Estado. O presidente da Câmara de Vereadores, Clóris Pasqualotto lembrou que no momento em que o dia-a-dia das Câmaras e das Assembléia passam a entrar dentro das casas das pessoas, a comunidade vai valorizar mais o papel do Poder Legislativo no processo democrático e se integrar ativamente no processo.


07/29/2002


Artigos Relacionados


Zambiasi destaca a importância da rede legislativa para a democracia

Zambiasi anuncia a criação da Rede Legislativa de Televisão, inédita no país

Ciclo de palestras aborda funções da Secretaria de Recursos Humanos e da Consultoria Legislativa

Zambiasi assume hoje a presidência da Assembléia Legislativa

Rede Legislativa de Televisão vai atingir 1,5 milhão de gaúchos

TV Senado integra Rede Legislativa de TV Digital em Minas Gerais