Zambiasi instala a Subcomissão Mista que vai tratar do problema das drogas
Segundo o presidente, a Assembléia se associa à iniciativa promovida pela Feevale, cumprindo seu papel social. Disse que ao Parlamento cabe aprofundar a discussão através da valorização da vida, levando ao interior a força da parceria entre os pilares fundamentais: família, escola, sociedade, órgãos de segurança, atendimento social e meios de comunicação. "Afinal, somente ao envolver toda a força da sociedade organizada conseguiremos enfrentar o poder milionário do tráfico de drogas. Não basta criar leis, é preciso investir na conscientização das comunidades", acentuou.
Zambiasi lembrou que, conforme informações do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen/RS), 3% dos jovens matriculados no ensino médio e fundamental são dependentes de drogas. Daí, comentou, a importância do trabalho da deputada e educadora Iara Wortmann, como relatora da subcomissão. Ao finalizar, Zambiasi disse que a Assembléia parte do princípio de que uma única pessoa resgatada significa uma grande vitória.
A relatora da subcomissão, deputada Iara, disse que no momento em que o mundo se preocupa com o ódio entre os povos, existe uma parcela da população se autodestruindo com drogas, não só com as consideradas ilícitas, mas também com álcool, fumo e medicamentos. " É importante a participação de todos para enfrentar o problema", acrescentou. Nesse aspecto enfatizou que o Legislativo tem importante papel pedagógico a exercer.
A subcomissão mista será formada por deputados de três comissões permanentes: Educação, Saúde e Direitos Humanos. Os integrantes são os deputados: Iara Wortmann (PPS), Edemar Vargas e Manoel Maria (PTB), Ciro Simoni (PDT), Edson Portilho (PT), Elmar Schneider (PMDB), e Maria do Carmo (PPB).
Participaram da solenidade de instalação da subcomissão: Luiz Achylles Petiz Bourd, representando o Procurador-Geral de Justiça Claudio Barros Silva, o presidente da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Ito Luciano, o representante do comando da Brigada Militar, Irani Flores da Siqueira, o representante da Secretaria da Justiça e da Segurança Pública, José Figueiredo, a coordenadora da política anti-drogas do governo do Estado, Marta Conte e o diretor da Feevale, Mário Gusmão. Também prestigiaram o ato os deputados Bernardo de Souza (PPS), Adroaldo Loureiro (PDT) e o deputado federal Edir Oliveira (PTB).
11/26/2001
Artigos Relacionados
Subcomissão Mista vai discutir o problema das drogas
Zambiasi instala Comissão Especial para tratar da previdência do Estado
Zambiasi instala a subcomissão do Caixa Único
Assembléia instala quarta-feira a Subcomissão Mista Integrada do Caixa Único
Peça teatral discute o problema das drogas
Casagrande propõe criação de comissão mista para tratar da reforma política