Zambiasi lembra centenário do poeta Mario Quintana



Os cem anos de nascimento do poeta gaúcho Mario Quintana foram lembrados nesta sexta-feira (4) pelo senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), em discurso no Plenário. O parlamentar destacou as homenagens em curso em Porto Alegre, cidade na qual o poeta viveu grande parte da sua vida e onde é celebrado no "Ano do Centenário Mario Quintana" e onde se localiza a Casa de Cultura Mario Quintana. Uma sessão solene em homenagem ao poeta será realizada em novembro, a requerimento do senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Zambiasi relatou a trajetória do "príncipe entre os poetas", que nasceu em 1906, na cidade de Alegrete. Os pais, disse o senador, despertaram nele desde criança o gosto pelo conhecimento, pelas línguas e pela poesia. Em seus estudos, passou pelo Colégio Militar. Trabalhou na farmácia da família e perdeu sua mãe em 1926 e, seu pai, em 1927. Trabalhou na Livraria do Globo e no jornal O Estado do Rio Grande.

Antes de consolidar-se na produção própria e na tradução de obras de Voltaire e Virgínia Wolf, Quintana foi voluntário por seis meses, em 1930, do Sétimo Batalhão de Caçadores de Porto Alegre, durante a revolução liderada por Getúlio Vargas. O poeta também trabalhou com nomes como Érico Veríssimo e Monteiro Lobato, e produziu mais de 25 livros de poesia em prosa e verso até em Buenos Aires. Apesar de ter sido indicado várias vezes para a Academia Brasileira de Letras, nunca assumiu uma vaga, uma grande frustração. Quintana morreu em 1994, com 86 anos.

Em aparte, os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM), Paulo Paim (PT-RS) e Leomar Quintanilha (PcdoB-TO) ressaltaram a importância do poeta.

- Nosso príncipe dos poetas não é gaúcho, é brasileiro, continental, universal - disse Zambiasi.



04/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Quintana foi um poeta do cotidiano, diz Zambiasi

Cultura: MIS faz homenagem nos 100 anos do poeta Mário Quintana

Paim celebra centenário de nascimento de Mário Quintana

Simon lê versos para homenagear centenário de Mário Quintana

Paim promete mínimo de US$ 100 e lembra os dez anos da morte de Mário Quintana

Paim, Simon e Zambiasi homenageiam Quintana