Zambiasi quer ampliar atendimento do SUS à obesidade mórbida



Em pronunciamento nesta quarta-feira (27), o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) manifestou solidariedade aos cerca de 1 milhão de brasileiros que sofrem com a obesidade mórbida, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O parlamentar defendeu a ampliação da oferta de cirurgias de redução do estômago pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O representante pelo Rio Grande do Sul destacou que a obesidade é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como epidemia global e importante problema de saúde pública. Ele informou que cerca de 20% da população brasileira - ou 35 milhões de pessoas - estão acima do peso.

- Há vários problemas de saúde relacionados à obesidade, os quais podem diminuir a expectativa de vida e torná-la mais sofrida. Esses problemas são ainda mais graves se a pessoa tem obesidade mórbida - ressaltou.

Zambiasi também protestou diante do fato de meios de transporte coletivos, aéreos e rodoviários, restaurantes, shoppings e outros locais públicos funcionarem "baseados apenas em um tipo físico padrão", o que, em sua opinião, configuraria discriminação contra os obesos.

- O combate à discriminação contra os obesos é obrigação do Estado e tem que ser feito com eficácia - afirmou.

O senador louvou iniciativas como a proibição da venda de alimentos considerados prejudiciais à saúde em lanchonetes de colégios. Também comemorou a aprovação, pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), nesta quarta-feira, de projeto de lei que exige, nas propagandas de alimentos e bebidas, informações sobre o valor energético dos produtos (PLS 121/05).

Zambiasi, por fim, agradeceu ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, por receber nesta quinta-feira (28) o ex-obeso mórbido Cristiano Pinto dos Santos, de 34 anos. Cristiano, hoje com 120 quilos - 160 quilos mais magro após uma cirurgia de redução do estômago -, realizou uma caminhada de cinco meses entre Cachoeirinha (RS) e Brasília (DF), desde o dia 7 de janeiro, para chamar a atenção das autoridades e da população em geral para os problemas relacionados à obesidade mórbida.

- A caminhada de Cristiano simboliza a luta de 1 milhão de obesos mórbidos na fila do SUS, à espera de uma oportunidade de fazer a cirurgia em um dos 55 centros habilitados em todo o país - disse.



27/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pessoa com obesidade mórbida poderá ter assento reservado em transporte coletivo

Zambiasi quer ampliar isenção previdenciária para empresas que investirem em educação superior de funcionários

Mulheres com obesidade podem ter atendimento na USP

Zambiasi relata reunião com ministro da Saúde sobre obesidade

Poupatempo vai ampliar atendimento em 50%

Lula tem legitimidade para fortalecer e ampliar o Mercosul, diz Zambiasi