Lula tem legitimidade para fortalecer e ampliar o Mercosul, diz Zambiasi



A reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva com mais de 60% dos votos válidos dá a ele legitimidade para continuar sendo a principal liderança sul-americana e comandar o processo de ampliação do Mercosul. A avaliação foi feita nesta quarta-feira (1º) pelo presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que disse ter recebido "com entusiasmo" apromessa de Lula de lutar, nos próximos quatro anos, pelo fortalecimento e ampliação do bloco econômico.

Em entrevista à Agência Senado, Sérgio Zambiasi salientou que a ampliação do Mercosul deve abranger todos os países entre a Patagônia e o Caribe. Somente dessa maneira, observou o senador, a América Latina poderá unir-se, a exemplo do que já ocorre em outros continentes, como o europeu e o asiático.

- A união de países em um bloco econômico fortalece as respectivas economias e abre caminho para a total integração entre eles - resumiu Zambiasi, ao deixar claro que as primeiras áreas beneficiadas com uma eventual ampliação do Mercosul seriam a agricultura, com a abertura de novas fronteiras, a energética e a tecnológica.

O senador observou que a recente adesão da Venezuela ao bloco econômico fez com que países localizados mais ao norte do continente se interessassem pelo Mercosul, a exemplo de Bolívia, Peru, Equador e Chile. Por isso, o senador acredita que esses países irão ingressar no bloco em breve. Os estados-parte fundadores do Mercosul, além do Brasil, são a Argentina, o Paraguai e o Uruguai.

Zambiasi lembrou que a sessão inaugural do Parlamento do Mercosul será realizada em Brasília, no próximo dia 14 de dezembro, um dia antes da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. O senador espera que o Parlamento que preside seja "austero e transparente", e que signifique "a verdadeira e definitiva integração da América Latina".



01/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fichtner diz que Lula tem legitimidade para governar com tranqüilidade o país

Estados vão poder ampliar base de cálculo do ICMS para fortalecer arrecadação

Programa para fortalecer fronteira com países do Mercosul é discutido pela CRE

Mercosul é importante para fortalecer nações sul-americanas, diz Inácio Arruda

PT vai buscar alianças para fortalecer Lula

Anvisa fará acordos de cooperação para fortalecer vigilância sanitária no Mercosul