Zambiasi quer desenvolvimento sustentável do norte gaúcho
O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) pediu ao governo federal maior atenção aos problemas vividos pela região norte do estado do Rio Grande do Sul, que são equiparáveis, segundo ele, aos do Nordeste do país. Zambiasi quer a inclusão do município de Nonoai e de outras 30 cidades daquela região no Programa de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (DLIS), a cargo das administrações federal, estadual e municipal.
Como justificativa, o senador informou que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do norte gaúcho é muito inferior à média do estado, de acordo com pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU). No município de Nonoai, de acordo com Zambiasi, os 13 mil habitantes sofrem com carência de infra-estrutura, falta de escolas e analfabetismo. Há ausência, ainda segundo o senador, de quadras de esporte, equipamentos escolares e programas de capacitação e de atualização pedagógica de professores.
Apesar de reconhecida pelos valores históricos, culturais e pelas riquezas naturais, a cidade de Nonoai não contaria com a estrutura necessária para o desenvolvimento da indústria do turismo. Zambiasi aponta também para a vocação agrícola do município e elogia os esforços do secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Nonoai, Manoel Marcondes Linhares, filiado ao PTB.
23/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simpósio discute desenvolvimento sustentável para Norte e Nordeste
Rollemberg quer definição de metas de desenvolvimento sustentável
Brasil quer Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em pauta na Rio+20, diz embaixador
Paulo Davim quer política de desenvolvimento sustentável na Caatinga
Zambiasi quer inclusão da metade sul do Rio Grande do Sul no Fundo de Desenvolvimento Regional
Aelton quer que Fundo de Desenvolvimento Regional inclua o norte de Minas Gerais