Aelton quer que Fundo de Desenvolvimento Regional inclua o norte de Minas Gerais



O senador Aelton Freitas (PL-MG) fez, nesta sexta-feira (17), um apelo ao relator da reforma tributária, senador Romero Jucá (PMDB-RR), e aos demais senadores para a manutenção da região norte de Minas Gerais entre as escolhidas para serem beneficiadas pelo Fundo de Desenvolvimento Regional. Segundo ele, essa região registra Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) semelhantes aos verificados no sertão nordestino.

Aelton afirmou que a situação nos vales do Jequitinhonha e Mucuri é dramática, com carências em saneamento básico, educação, saúde e, principalmente, emprego. Ele destacou que esse municípios têm, pelo menos, 80% de suas receitas provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Muitos deles foram emancipados há pouco tempo e não têm condições para viabilizar sua manutenção.

O senador considerou indispensável que o Fundo de Desenvolvimento Regional seja viável, transparente e protegido de contingenciamentos. Esse é o desafio para o Senado e para o governo Lula, disse. Segundo Aelton, é isso que a população sofrida do norte de Minas Gerais espera, para minorar o dramático e histórico abismo social entre o sul e o norte do estado. Não é por acaso que, nas estatísticas das Nações Unidas, dos 10 municípios de melhor IDH, sete estão no sul do estado e na região do Triângulo. Por outro lado, os 10 que apresentam os piores índices estão todos nas regiões norte e nordeste, concluiu o senador.




17/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa quer garantir inclusão de Minas no Fundo de Desenvolvimento Regional

Começa em Minas Gerais a Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional

Aelton exalta desempenho do PL em Minas Gerais

Valadares quer evitar contingenciamento do Fundo de Desenvolvimento Regional

Zambiasi quer inclusão da metade sul do Rio Grande do Sul no Fundo de Desenvolvimento Regional

Tourinho quer saber de Palocci qual será o valor do Fundo de Desenvolvimento Regional