Zambiasi quer inclusão da metade sul do Rio Grande do Sul no Fundo de Desenvolvimento Regional



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) defendeu a inclusão da metade sul do Rio Grande do Sul nas áreas que serão beneficiadas pelo Fundo de Desenvolvimento Regional, previsto na proposta de emenda à Constituição (PEC 74/2003) de reforma tributária em exame no Senado. O fundo receberá recursos do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para programas de desenvolvimento nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e o estado do Espírito Santo.

Zambiasi lembrou que foi negociada a inclusão, entre as áreas beneficiadas, do Vale do Jequitinhoca, em Minas Gerais, e do noroeste do Rio de Janeiro, áreas de pobreza endêmica. Na sua opinião, a metade Sul do Rio Grande do Sul também deveria ser incluída por ser uma das regiões mais pobres do país, com uma situação que demandaria uma política regional específica.

- É necessário que as políticas nacionais de desenvolvimento regional e a legislação constitucional e infraconstitucional viabilizem recursos e atenção para que a faixa de fronteira do Rio Grande do Sul possa integrar-se ao processo de desenvolvimento nacional - afirmou.

O senador explicou que a região já foi mais próspera, no início do século 20, mas sofreu uma decadência em 80 anos por causa de crises e mudanças nos setores de carne , lã e couro produzidos no estado. A situação de pobreza, segundo disse, se agravou nas últimas décadas. De acordo com ele, a situação da região é comparada aos municípios nordestinos mais pobres.



15/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa quer garantir inclusão de Minas no Fundo de Desenvolvimento Regional

Valadares quer evitar contingenciamento do Fundo de Desenvolvimento Regional

Aelton quer que Fundo de Desenvolvimento Regional inclua o norte de Minas Gerais

Tourinho quer saber de Palocci qual será o valor do Fundo de Desenvolvimento Regional

Fundo de Desenvolvimento Regional une PMDB e PFL

Serys diz que Fundo de Desenvolvimento Regional é insuficiente