Zambiasi quer votar projeto que corrige dívidas antigas do Fies



O Ministério da Educação já alcançou 100 mil novos inscritos para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A partir deste ano a taxa de juros, que era de 6,5% ao ano, caiu para 3,5% ao ano para todos os cursos. O saldo devedor dos contratos já firmados também será reajustado pela nova taxa. O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), relator do projeto que reduziu os juros na Comissão de Educação, defendeu da tribuna a aprovação do PLS 539/09, que corrige a situação dos antigos devedores.

Segundo o senador pelo Rio Grande do Sul, o projeto - e que já está pronto para ser incluído na pauta de votações do Plenário - foi elaborado a partir de discussões entre estudantes, gestores do Fies e do Ministério da Educação (MEC), e o Congresso Nacional, através de suas duas Casas. Entre as alterações propostas está o fim da exigência do pagamento de obrigações contratuais dos estudantes em situação de comprovada dificuldade financeira para honrar seus compromissos.

- Esse projeto corrige injustiças do passado. Quando conseguirmos resolver esses empréstimos antigos, a questão do financiamento estudantil estará resolvida. Os antigos contratos levaram milhares de estudantes ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Essa inadimplência gerou, inclusive, crises familiares, pois estudantes pediram a tias e irmãos para serem avalistas. Como não conseguiram pagar o empréstimo, todos foram inscritos no SPC - afirmou Zambiasi.

Outro assunto abordado pelo senador Zambiasi foi o reajuste das aposentadorias superiores a um salário mínimo. Ele comunicou que o seu partido, o PTB, fechou questão a favor do aumento de 7,7% e também do fim do fator previdenciário. O senador acrescentou que os parlamentares petebistas também defenderão a aprovação do projeto apelidado de Ficha Limpa. Em aparte, o senador José Nery (PSOL-PA) voltou a defender a aprovação dos projetos em favor dos aposentados e das restrições aos candidatos condenados pela Justiça.



13/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE examina projeto que permite mudar índice inflacionário que corrige dívidas estaduais

Zambiasi quer perdão de juros para estudante financiado pelo Fies

Zambiasi comemora aprovação de projeto que aperfeiçoa Fies

Comissão pode votar projeto que corrige indenizações do Dpvat

Projeto de Renan ajuda alunos a pagar dívidas do Fies

Cristovam Buarque apresenta projeto para regularizar dívidas do Fies