Zambiasi recebe Collares e prepara segundo turno na capital
Presidente estadual do PTB, o deputado Sérgio Zambiasi recebeu hoje a visita dos candidatos da União Trabalhista à Prefeitura da Capital, Alceu Collares (PDT) e Sônia Santos (PTB). O parlamentar disse confiar na vitória dos trabalhistas no segundo turno porque a população majoritariamente rejeitou "o modo petista" de fazer campanha e de governar. Ele também recomendou que Collares busque o apoio dos eleitores e dos candidatos que não chegaram ao segundo turno para retomar um governo efetivamente para todos na Capital.
Sobre o resultado das disputas eleitorais no Estado, Zambiasi disse ver com otimismo o desempenho de seu partido. O parlamentar contabilizou um aumento de 30% na representatividade do PTB nas prefeituras gaúchas. De 24, o partido passa a contar com 31. Além disso, ele destacou a presença de candidatos a vice-prefeito do partido em três dos quatro municípios que realizarão segundo turno: Porto Alegre, com Sônia Santos, Canoas, com Márcio Kauer, e Pelotas, com Valnei Tavares.
Zambiasi argumentou que o percentual de crescimento da sigla superou as expectativas, ressaltando vitórias importantes como as de Santa Cruz, com Sérgio Moraes, e Uruguaiana, com Caio Riela. O PTB também conquistou 31 vice-prefeituras. Na Câmara de Porto Alegre, Zambiasi destaca que o partido consolida-se definitivamente como a segunda força política. Há quatro, elegeu cinco vereadores e agora a bancada terá seis integrantes. Zambiasi atribui à grande militância do partido os 130 mil votos que a legenda somou na Capital, superando plenamente a expectativa inicial.
O presidente petebista enfatizou que seu partido tornou-se uma força decisiva no cenário da política gaúcha. Ele destacou que, segundo análises publicadas na imprensa, o PTB obteve "o mesmo crescimento absoluto obtido pelo PT", que passou de 25 para 32 prefeituras.
O secretário-geral do PTB, deputado Edir Oliveira, lembrou que o partido cresceu nas disputas eleitorais enfrentando grandes dificuldades. "Não tínhamos dinheiro, grandes prefeituras e muito menos o prestígio de um governo do Estado". disse. Para Edir, o resultado positivo se deve à garra da militância petebista, que, segundo ele, já é "diferencial e marca registrada do partido".
O parlamentar declarou ainda que a vitória do PTB é uma prova de que "é possível fazer política sem radicalismo". Com a eleição de Caio Riela em Uruguaiana, Edir assume definitivamente sua vaga na Câmara dos Deputados.
10/03/2000
Artigos Relacionados
Zambiasi propõe segundo turno em eleições municipais
Começa segundo turno da PEC que permite capital estrangeiro em veículos de comunicação
Zambiasi recebe proposta de sinalização de pontos turísticos da Capital
Votação em primeiro turno da PEC dos Vereadores é concluída; começa análise em segundo turno
Só no segundo turno
Haverá segundo turno em 11 capitais