Zambiasi: setor de calçados poderá perder 25 mil empregos diretos neste ano
O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) afirmou nesta quarta-feira (12) que o setor coureiro-calçadista gaúcho e outros setores produtivos do Rio Grande do Sul vêm sendo prejudicados - especialmente em suas exportações - pela política econômica do governo federal, com altas taxas de juros e valorização do real frente ao dólar. Ele ressaltou que, de acordo com as previsões do setor de calçados, o país deixará de exportar 30 milhões de pares e perderá 25 mil empregos diretos neste ano.
Zambiasi disse que a participação brasileira no mercado de calçados dos Estados Unidos - o maior do mundo, segundo ele - caiu de 8% em 2000 para 4% em 2005. Em contraste, a participação da China nesse mercado subiu de 63% para 83% no mesmo período.
- Somente em 2005, o Brasil perdeu 3% do mercado norte-americano de calçados, enquanto a China ganhou 14% - ressaltou ele.
O senador afirmou ainda que, "pior do que perder empregos para a China, é perder fábricas inteiras para a Argentina, que adota política de juros menores e câmbio mais competitivo".
Zambiasi anunciou que, no dia 10 de maio, uma caravana com 2 mil sapateiros desempregados estará em Brasília para uma manifestação na Esplanada dos Ministérios.
- Eles estarão com suas carteiras de trabalho na mão, para mostrar ao governo a realidade que estão vivendo - declarou.
12/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Norte Energia fabricará turbinas de Belo Monte no Brasil e vai gerar 11 mil empregos diretos
Paulo Paim: calçados da China já eliminaram 50 mil empregos no Brasil
Exportação de calçados brasileiros cresceu 15,2% neste semestre
Saldo da balança comercial do setor de calçados tem queda de 28,8%
Setor de calçados cria site com sistema de inteligência competitiva
MDic cria grupo de trabalho para aprimorar setor de calçados do País