Setor de calçados cria site com sistema de inteligência competitiva



O Sistema de Inteligência Competitiva da Cadeia Produtiva do Couro, Calçados e Artefatos (SIC) é a nova ferramenta da cadeia calçadista para promover o aumento de competitividade do setor. A iniciativa funciona como plataforma de integração, conhecimento e suporte à tomada de decisões das empresas e dos elos produtivos de calçados, artefatos, couros, componentes, máquinas e, ainda, do comércio varejista.

Com o apoio institucional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e recursos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o portal do SIC está em fase de testes desde o final de junho e, em setembro, passará a operar com todas as informações. O acesso é gratuito às empresas vinculadas às seis associações que compõem o sistema.

O SIC oferece artigos, indicações, relatórios de mercado, estatísticas com dados de comércio exterior, biblioteca, notícias, calendário de eventos nacionais e internacionais, além de cadastro de empresas e produtos, oferta de emprego e fórum para discussão.

“A ideia surgiu da necessidade de montar um banco de dados sobre o setor, não só estudos e pesquisas teóricas e indicadores econômicos que norteem a tomada de decisão e o cruzamento de informações para quem procura empresas, produtos e oportunidades”, esclarece o responsável pelo projeto de Couro, Calçados e Artefatos na ABDI, Jorge Boeira.

O portal permite dois tipos de acesso: um para o público em geral e um restrito a empresas e organizações vinculadas às associações que compõem o sistema. O acesso restrito permite obter números dos segmentos e comprar produtos de inteligência, por exemplo.

As entidades que integram o SIC são: Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados); Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal); Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros, Calçados e Afins (Abrameq); Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac); Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav) e Centro das Indústrias de Curtume do Brasil.

A Abicalçados é a entidade gestora de todo processo, mas o conteúdo para abastecer o portal será fornecido pelos sindicatos, polos calçadistas e plataformas nacionais e internacionais de base de dados. As empresas interessadas em participar da plataforma devem procurar suas associações representativas.

 

Fonte:
Apex-Brasil



29/07/2011 20:20


Artigos Relacionados


MDic cria grupo de trabalho para aprimorar setor de calçados do País

Inteligência competitiva é tema de evento

Saldo da balança comercial do setor de calçados tem queda de 28,8%

Zambiasi: setor de calçados poderá perder 25 mil empregos diretos neste ano

CCJ ENCAMINHA AO PLENÁRIO PROJETO QUE CRIA AGÊNCIA DE INTELIGÊNCIA

Amaral defende criação de sistema de inteligência