Ziraldo cumpre promessa feita a Suplicy e elabora história sobre a renda básica de cidadania
O cartunista Ziraldo cumpriu o que prometeu no ano passado ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP): elaborou uma história em quadrinhos explicando como funciona a renda básica de cidadania, criada a partir de projeto do senador que virou a Lei 10.835, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 8 de janeiro de 2004. O próprio Suplicy ocupou a tribuna do Plenário para ler o texto e mostrar os desenhos aos demais senadores e aos telespectadores da TV Senado.
Intitulado Uma história feliz (RBC - A renda básica da cidadania), o trabalho elaborado por Ziraldo conta que renda básica de cidadania é "o nome complicado de uma coisa bem simples": o dinheiro que todo brasileiro receberá para poder sobreviver e ter condições de se manter. "Será o direito de todos participarem da riqueza da Nação".
Para elaborar a história, Ziraldo baseou-se em carta que Suplicy escreveu, supostamente dirigida aos seus netos - Teodoro, Bernardo, Laura, Maria Luiza e Felipe -e ao Menino Maluquinho (personagem criado pelo cartunista) explicando a proposta. Ziraldo havia pedido um texto didático explicando o projeto da renda básica de cidadania.
Em seu pronunciamento, Suplicy também falou a respeito da 13th International Conference of the Basic Income Earth Network, que será realizada no período de 30 de junho a 2 de julho, em São Paulo. Esse 13º congresso da Rede Mundial de Renda Básica será realizado na Universidade de São Paulo e deverá contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
08/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy lê artigo sobre Copa do Mundo e Renda Básica de Cidadania
Suplicy anuncia seminário na Unicamp sobre Renda Básica de Cidadania
Suplicy relata palestras na Alemanha e no México sobre renda básica de cidadania
Suplicy relata participação em conferência na Alemanha sobre renda básica de cidadania
Suplicy defende Renda Básica da Cidadania
Suplicy defende implantação da Renda Básica da Cidadania