Zoneamento ecológico da Amazônia fica em consulta até sábado



Até sábado (6), os interessados poderão enviar contribuições para o Macrozoneamento Ecológico Econômico (MacroZEE) da Amazônia Legal, que está em consulta pública no site do Ministério do Meio Ambiente desde 27 de janeiro.

O MacroZEE propõe um novo modelo de exploração dos recursos naturais e do uso do solo na região amazônica. O texto é resultado de quatro anos de discussões, com a participação de 14 ministérios e governos locais. O MMA destaca que, mesmo antes de colocar o texto em consulta pública, a sociedade já tinha espaço para opinar sobre o MacroZEE nas chamadas "mesas de diálogos".

O diretor do Departamento de Zoneamento Territorial do ministério, Roberto Vizentin, informou que as propostas recebidas até agora são bem qualificadas e vão contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável da Amazônia. Ele prevê que o número de sugestões aumente nesta última semana de consulta pública.

Na terça-feira (2), Vizentin participou de debate sobre o documento com professores e alunos da Universidade de Brasília (UnB). O texto do MacroZEE foi debatido também no último sábado (27), durante Encontro de Engenheiros Florestais, em Rondônia.

Nesta quarta-feira (3), os movimentos sociais do Mato Grosso analisam a proposta, em debate no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Segundo Vizentin, os debates servem para registrar observações e críticas, o que também enriquece o documento.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

 



02/03/2010 23:28


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz defende zoneamento ecológico diferenciado na Amazônia

Flexa Ribeiro pede recursos para zoneamento econômico-ecológico da Amazônia

Estande para consulta de títulos protestados fica na Estação Luz até sábado

Especialistas discutem Zoneamento Ecológico-Econômico

Governo debate zoneamento ecológico e planejamento territorial

NAPOLEÃO QUER ZONEAMENTO ECOLÓGICO A NÍVEL FEDERAL