Zulke entende que depoimento de promotora retira argumento da oposição
Na avaliação do deputado Ronaldo Zulke (PT), o depoimento da promotora Sônia Correa Mench nesta segunda-feira, 14 de maio, contribuiu para desconstituir o primeiro item do requerimento de instalação da CPI da Segurança Pública, que aponta para a suposta desestruturação do aparelho policial.
A partir de uma bateria de 18 perguntas dirigidas à depoente, Zulke concluiu que a tese da oposição de a reestruturação do Departamento Especializado de Investigação Criminal, a partir de julho de 2000, vem produzindo aumento da criminalidade não se confirma na prática. “Setores da oposição insistem em responsabilizar nosso governo por questões que são históricas. No entanto, a própria depoente confirmou que os problemas são estruturais e que debilidades nos inquéritos policiais sempre ocorreram”, assinalou.
O parlamentar frisou que, apesar de ter sido questionada diversas vezes sobre o tema, a depoente não confirmou que as falhas dos inquéritos policiais estão associadas à nova estrutura do DEIC, como sugere a justificativa apresentada pela oposição no requerimento da CPI. “A testemunha foi clara. Não apontou prazo nem data para o surgimento de problemas relacionados aos inquéritos”, disse.
Zulke salientou ainda que as deficiências de pessoal e material para a realização das investigações policiais, apresentados pela testemunha, não são novos. “Concordamos que o que mudou foi o perfil do homicídio, que se tornou mais audaz e elaborado, exigindo inquéritos mais precisos e qualificados”, salientou, lembrando que o governo do Estado está procurando sanar as deficiências, através de cursos de capacitação de servidores, reequipamento das policiais e qualificação do trabalho do DEIC e das delegacias especializadas.
Segundo o deputado, antes da reestruturação do Departamento Especializado de Investigação Criminal, apenas 23 policiais estavam a serviço da investigação de homicídios. A partir da ação compartilhada com as delegacias distritais , são 696 servidores trabalhando nesta área.
05/14/2001
Artigos Relacionados
Zulke diz que depoimento de Müller revela mágoa e ressentimento pessoal
CCJ: Zulke diz que golpe é estratégia da oposição
Zulke cobra coerência da oposição
Orçamento tampão: Zulke diz que proposta da oposição é uma aventura
Oposição se retira do Plenário em protesto a votação de MP
Oposição derruba veto e retira quórum da sessão