Orçamento tampão: Zulke diz que proposta da oposição é uma aventura
O deputado Ronaldo Zulke (PT) apelou à oposição, durante a sessão plenária de hoje à tarde (8/11), para que retome a discussão do orçamento para o próximo ano. “Vamos realizar o debate sobre as divergências existentes em relação à proposta encaminhada pelo governo. Não é mais possível manter esta paralisia, sob pena do casuísmo político suplantar a tradição de debate político qualificado e responsável do Legislativo gaúcho”, enfatizou.
O parlamentar classificou de aventura a proposta de orçamento tampão apresentada por setores oposicionistas. “Trata-se de uma irresponsabilidade política, que revela a intenção de não votar o orçamento”, avalia. Na sua opinião, as divergências sobre o conteúdo e o método de construção do orçamento devem ser respeitadas. No entanto, para ele, não é aceitável é que a oposição se negue a discutir e a votar o projeto.
Zulke afirmou ainda que a suspensão da tramitação do projeto orçamentário demonstra desrespeito com a vontade popular. “Setores da oposição não conseguem admitir que o cidadão comum possa participar da elaboração do orçamento, que antes era feito a portas fechadas. E, passados quase dois anos, ainda não assimilaram o resultado das urnas e querem continuar governando”, disparou.
O parlamentar alertou que a intransigência de setores da posição poderá paralisar o Estado. “Obras e serviços aprovados pela população gaúcha para o próximo ano correm o risco de não sair do papel, caso a Assembléia continue se negando a fazer a sua parte.” Para ele, a contradição marca o comportamento da oposição: “querem dar mais dinheiro para o Judiciário e para a Assembléia às custas da suspensão de investimentos imprescindíveis para o Rio Grande. Com esta postura, pretendem atingir o governo, mas estão castigando o povo gaúcho”.
11/08/2000
Artigos Relacionados
Orçamento tampão: Zulke pede esclarecimentos sobre declarações de Mário Bernd
CCJ: Zulke diz que golpe é estratégia da oposição
Zulke cobra coerência da oposição
Zulke entende que depoimento de promotora retira argumento da oposição
Zulke e Pavan estranham que a oposição não deseja ouvir secretário Bisol
Zulke apresenta proposta de simplificação tributária