21 de abril poderá ser o Dia Nacional da Segurança Pública
A Comissão de Educação Cultura e Esporte (CE), aprovou, nesta terça-feira (12), parecer favorável do senador Romeu Tuma (PTB-SP) a projeto que institui o Dia Nacional da Segurança Pública, a ser comemorado em 21 de abril de cada ano. A proposta (PLC 40/08), de autoria do deputado Neilton Mulim (PR-RJ), ainda será examinada em Plenário.
Romeu Tuma lembrou que o dia 21 de abril já é Dia de Tiradentes, considerado o patrono da Polícia. O senador disse que a sociedade brasileira sente-se insegura e não acredita nas instituições públicas do país. Para ele, o brasileiro precisa de novas referências que o mobilizem para o resgate de valores que o direcionem ao exercício da cidadania. Assim, observou, poderão ser recompostos "os laços de confiança e de respeito com o Estado".
Pará
A CE aprovou ainda o parecer favorável a projeto de lei que denomina o aeroporto de Marabá (Pará) "Aeroporto Marabá/Pará - João Correa da Rocha". A proposta (PLC 75/08), de iniciativa do deputado Nilson Pinto (PSDB-PA), teve como relator o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e ainda será examinada em Plenário.
Flexa Ribeiro informou que o empresário e jornalista João Correa da Rocha nasceu no Maranhão, em 1903, e mudou-se para Marabá, em 1941, aos 38 anos. Nessa cidade, afirmou o senador, ele se dedicou às causas comunitárias e ao desenvolvimento da região, até falecer, em 1994.
João Correa da Rocha, informou ainda Flexa Ribeiro, fundou o periódico "Notícias de Marabá", o qual era redigido, editado, composto, impresso e distribuído gratuitamente por ele mesmo. O periódico, destacou o senador, veiculou "legítimas reivindicações" e promoveu campanhas em proveito da comunidade local.
Flexa Ribeiro disse que Marabá é um pólo mineiro e metalúrgico e informou que no próximo dia 15 será anunciada a instalação da Siderúrgica Vale no Pará. Ele parabenizou os paraenses pela siderúrgica e disse acreditar que a empresa contribuirá para impulsionar o desenvolvimento do estado.
12/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
21 de abril poderá ser Dia Nacional da Segurança Pública
17 DE ABRIL PODERÁ SE TORNAR O DIA NACIONAL DA REFORMA AGRÁRIA
Segurança pública poderá contar com recursos vinculados
Cartório poderá ser obrigado a informar óbitos às secretarias de segurança pública
Codefat poderá decidir sobre plano de requalificação de trabalhadores da segurança pública e da educação
Lobão: Força Nacional de Segurança poderá intervir para evitar vandalismo em hidrelétricas