30 senadores homenageiam Roseana Sarney em seu discurso de estréia



Em seu discurso de estréia no Senado, Roseana Sarney (PFL-MA) foi homenageada em Plenário por 30 senadores, que, em apartes, destacaram sua correção e experiência na vida pública. Muitos lamentaram sua decisão de desistir da candidatura à Presidência da República, enquanto outros exaltaram a envergadura de sua atuação no cenário político nacional e maranhense, em particular, sem esquecer de mencionar a relação de amor, orgulho e cumplicidade nutrida entre ela e o pai, o presidente do Senado, José Sarney.

- Essa Casa se engrandece com sua presença e rejubila sua prova de coragem e competência - declarou o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) na abertura dos apartes.

Em seguida, o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) disse ter compartilhado do -sentimento de injustiça- vivido pela senadora maranhense durante a eleição presidencial, agradecendo o apoio dela recebido em momento difícil da sua vida política. Já a senadora Íris de Araújo (PMDB-GO) lembrou da grande torcida que se levantou no país em prol de Roseana na Presidência da República.

Na condição de -correligionário e amigo-, o senador Edison Lobão (PFL-MA) comparou a candidatura presidencial de Roseana a um -facho de esperança para mulheres e homens do país-.

- Vossa Excelência era a figura doce que o Brasil parecia querer - emendou o líder pefelista José Agripino (RN).

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) assinalou o -espírito público e a energia para vencer obstáculos- da parlamentar, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) disse confiar em sua -coragem pessoal e capacidade de servir ao Maranhão e ao Brasil-.

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) registrou sua admiração pela coragem da ex-governadora em implementar uma reforma administrativa no estado; o senador Fernando Bezerra (PTB-RN) disse confiar no envolvimento de Roseana para impulsionar o desenvolvimento do Nordeste; e o senador Pedro Simon (PMDB-RS) elogiou seu ativismo em defesa de questões sociais.

Linha similar de homenagem foi seguida pelos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Marco Maciel (PFL-PE), Ramez Tebet (PMDB-MS), Aloizio Mercadante (PT-SP), Efraim Morais (PFL-PB), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Heráclito Fortes (PFL-PI), Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Almeida Lima (PDT-SE), Valmir Amaral (PMDB-DF), Patrícia Saboya (PPS-CE), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Hélio Costa (PMDB-MG), José Maranhão (PMDB-PB), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Duciomar Costa (PTB-PA), Renan Calheiros (PMDB-AL), José Jorge (PFL-PE), Romeu Tuma (PFL-SP) e Mão Santa (PMDB-PI).



23/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney e PFL ignoram discurso de estréia

SENADORES HOMENAGEIAM SARNEY PELO SEU ANIVERSÁRIO

Paulo Duque suspende sessão do Conselho de Ética para que senadores ouçam discurso de Sarney

Augusto Botelho fala de Roraima em discurso de estréia no Senado

ROSEANA SARNEY VISITA ACM

Sarney vai a Itamar por Roseana