80 países debatem implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica



Representantes de cerca de 80 países vão participar, até a próxima quarta-feira (14), de workshop para definir estratégia de implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) em seus territórios. O resultado do encontro, promovido pelo Brasil e Inglaterra, será levado à 11ª Conferência das Partes da CDB (COP 11), que acontecerá em outubro deste ano na India.

De acordo com o secretário executivo da CDB , Bráulio Ferreira de Souza Dias, o relatório do workshop será um resumo dos desafios e soluções de cada País. Eric Bencowe, do Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Negócios Rurais do Reino Unido, um dos promotores do evento, lembra que em maio,  haverá uma reunião em Montreal, no Canadá, para avaliar o progresso da implementação de objetivos .

Primeiro País a assinar a convenção, aprovada durante a Eco 92, o Brasil está avançado no cumprimento das metas previstas no documento, avalia a diretora de Conservação da Biodiversidade da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Daniela Suarez de Oliveira. Para ela, uma das principais conquistas brasileiras é a participação da sociedade nos debates sobre o assunto. Ela explica que foi elaborado documento com metas propostas, em consulta pública feita em dezembro de 2011 e janeiro de 2012. Participaram universidades, representantes da sociedade civil, produtores, comunidades tradicionais e povos da floresta.

 

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



13/03/2012 19:44


Artigos Relacionados


Novo secretário da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU é técnico brasileiro

Convenção sobre Diversidade Biológica identifica áreas marinhas significativas

Brasil lança 4º Relatório Nacional para Convenção sobre Diversidade Biológica

Sibá relata resultados da 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica

Brasil fica satisfeito com as resoluções da Conferência das Partes na Convenção Sobre Diversidade Biológica (COP 11)

Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) do Brasil é destacado na Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (COP 11)