Sibá relata resultados da 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica



O senador Sibá Machado (PT-AC) apresentou em Plenário, nesta quarta-feira (5), um balanço dos resultados da 8ª Conferência das Partes (COP-8) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), realizada na semana passada em Curitiba. O evento, que contou com a participação de 4 mil delegados de todo o mundo, foi organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério do Meio Ambiente.

Entre os avanços alcançados na reunião, Sibá citou a decisão de construção de um regime internacional de acesso e repartição de benefícios derivados do uso de recursos genéticos. Ele destacou também a criação de um grupo composto por 25 especialistas e observadores para elaborar opções para certificados de origem e procedência legal, relacionados aos recursos genéticose aos conhecimentos tradicionais.

Na área de biodiversidade agrícola, disse o senador, o principal resultado foi a manutenção da moratória imposta às sementes estéreis, prevalecendo o texto original da CDB, que baniu experimentos em campo e comercialização destes produtos.

- Os delegados optaram por promover e disseminar pesquisas sobre o impacto das sementes e reafirmaram a decisão de respeitar o conhecimento e as práticas tradicionais dos agricultores - comemorou.



05/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil fica satisfeito com as resoluções da Conferência das Partes na Convenção Sobre Diversidade Biológica (COP 11)

80 países debatem implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica

Novo secretário da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU é técnico brasileiro

Convenção sobre Diversidade Biológica identifica áreas marinhas significativas

Brasil lança 4º Relatório Nacional para Convenção sobre Diversidade Biológica

Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) do Brasil é destacado na Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (COP 11)