Novo secretário da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU é técnico brasileiro



O brasileiro Bráulio Ferreira de Souza Dias foi escolhido pelo secretário geral das Nações Unidas, Ban-ki-moon, para ser o próximo secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), com sede em Montreal, no Canadá. Ele terá um mandato de quatro anos.

Dias é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Zoologia pela Universidade de Edimburgo, além de professor-adjunto de Ecologia (licenciado) da UnB. Antes de ocupar sua atual função, foi diretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

No MMA, ele é responsável pela supervisão de vários programas e participou das negociações da Convenção sobre Diversidade Biológica. O secretário também foi vice-presidente da União Internacional de Ciências Biológicas e coordenador do Comitê Gestor da Rede Interamericana de Informação sobre Biodiversidade.

“Vinte anos depois da Conferência Rio 92, quando a gente instituiu a convenção, um brasileiro, membro do governo brasileiro, assume a CBD. Esta é uma notícia espetacular, com a Rio+20 acontecendo agora em junho”, disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

A ministra disse ainda que a nomeação de Bráulio Dias é o reconhecimento da atuação brasileira no setor. “É uma sinalização não só dos ótimos resultados que o Brasil tem na diversidade biológica, como o reconhecimento da liderança que o Brasil vem exercendo nos atos ambientais de natureza internacional”.

A Convenção sobre Diversidade Biológica, assinada por ocasião da Rio-92, tem três objetivos principais: a conservação da diversidade biológica, o uso sustentável de seus componentes e a partilha justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização de recursos genéticos.

Os trabalhos da CDB estarão voltados à implementação dos programas, planos e estratégias da Convenção, adotados na X Conferência das Partes (COP) de outubro de 2010, bem como de seus três protocolos: a) o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança; b) o Protocolo Suplementar (ao de Biossegurançca) de Nagoia-Kuala Lumpur sobre Responsabilidade e Reparação, e c) o Protocolo de Nagoia sobre Acesso a Recursos Genéticos e Repartição Justa e Equitativa dos Benefícios Derivados de Sua Utilização.

O anúncio da nomeação de Bráulio Dias foi feito pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nesta sexta-feira (20) em Nova York. Dias sucederá o argelino Ahmed Djoghlaf.

 

Fonte:
Agência Brasil
Ministério das Relações Exteriores

 



20/01/2012 20:46


Artigos Relacionados


80 países debatem implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica

Convenção sobre Diversidade Biológica identifica áreas marinhas significativas

Brasil lança 4º Relatório Nacional para Convenção sobre Diversidade Biológica

Sibá relata resultados da 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica

Brasil fica satisfeito com as resoluções da Conferência das Partes na Convenção Sobre Diversidade Biológica (COP 11)

Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) do Brasil é destacado na Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (COP 11)