'A Finlândia está em Jacarepaguá', diz Cristovam, ao elogiar escola do Sesc
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) formulou nesta terça-feira (25) um convite público aos presidenciáveis, para que conheçam de perto a Escola Sesc de Ensino Médio, localizada no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Para o senador - cujo retrato foi aposto em galeria de fotos de ex-presidentes da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) -, ali está o exemplo do que pode ser feito, no Brasil, para garantir educação de qualidade aos jovens do país.
- Dizem que o Haiti é aqui. Pois eu digo que a Finlândia está em Jacarepaguá - disse Cristovam, citando um dos países com os melhores índices de educação do mundo. Em sua opinião, o grande desafio brasileiro será o de estabelecer para suas 200 mil escolas um padrão de qualidade pelo menos próximo ao da unidade carioca.
Na reunião extraordinária da comissão destinada a inaugurar a sua foto na galeria de ex-presidentes, Cristovam decidiu prestar, ele mesmo, uma homenagem ao presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antonio de Oliveira Santos, pela iniciativa de erguer a escola de ensino médio no Rio de Janeiro.
Nessa escola, inaugurada há dois anos, cerca de 520 alunos escolhidos em todas as unidades da federação - 80% dos quais provenientes de famílias com renda de até cinco salários mínimos - estudam em horário integral e residem no próprio estabelecimento de ensino. Ali, eles contam com atividades esportivas e culturais, além de uma biblioteca com 20 mil títulos e cursos profissionalizantes aos sábados.
Na opinião do senador, os brasileiros sofrem de "dois complexos". O primeiro seria o de que o Brasil nunca poderá ser campeão mundial em educação. E o segundo, de que nunca será possível garantir às crianças e aos jovens de famílias mais pobres uma escola de padrão semelhante à oferecida aos mais ricos.
- A escola do Sesc mostra que é possível mudar essa situação - afirmou.
Ao agradecer à homenagem, Oliveira informou que a unidade construída no Rio será o padrão para outras escolas que o Sesc pretende erguer no país. Após lembrar que trabalhou por 26 anos como professor, o presidente da CNC afirmou que "a educação é a única estrada que vai nos levar ao desenvolvimento". Ao presidir a reunião, a senadora Fátima Cleide (PT-RO), presidente da CE, concordou com Oliveira ao dizer que "a educação de qualidade é um sonho a ser alcançado o mais breve possível".
Reconhecimento
Diversos senadores parabenizaram Cristovam pela homenagem. Adelmir Santana (DEM-DF) defendeu a educação em tempo integral para crianças e jovens e sustentou a necessidade de que os estudantes concluam o segundo grau falando pelo menos duas línguas estrangeiras. O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) sugeriu que cada escola brasileira tenha também uma foto de Cristovam, por causa de sua contribuição à educação.
O senador Marco Maciel (DEM-PE) reiterou que a educação deve ser a "grande prioridade nacional", enquanto o senador José Nery (PSOL-PA) defendeu a utilização no setor de recursos provenientes da exploração do petróleo na camada pré-sal. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) considerou Cristovam o "senador mais competente, sério e íntegro" da Casa. Por sua vez, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) chamou de "permanentemente válida" a luta por uma educação de qualidade. O senador Flávio Arns (PSDB-PR) lembrou o sucesso econômico de "países que exportam conhecimento", enquanto os senadores Augusto Botelho (PT-RR) e Romeu Tuma (PTB-SP) ressaltaram a contribuição de Cristovam para colocar o tema da educação entre as prioridades nacionais.25/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam elogia qualidade de escola do Sesc no Rio de Janeiro
Augusto Botelho elogia escola-modelo do Sesc
Transferência de heliporto de Jacarepaguá será avaliada no RJ
Aeroporto de Jacarepaguá será analisado por ministro
Cristovam defende federalização da escola pública
Cristovam diz que é possível haver boa escola sem mensalidades caras