A Política Nacional de Abastecimento foi destaque entre propostas aprovadas pela CI



O país poderá ter em breve uma lei destinada a definir a Política Nacional de Abastecimento (PNA). A ideia principal da proposta - de maior destaque entre as 11 aprovadas pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) no primeiro semestre legislativo - é assegurar a oferta e a qualidade dos alimentos à população e garantir preços mínimos para o produtor rural e condições para que ele possa armazenar e conservar melhor a safra.

Em seguida, segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde tem caráter terminativo.

A proposta (PLS 51/08), do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), também estimula a formação de estoques reguladores e estratégicos de alimentos e fomenta o consumo de produtos básicos pela população carente, além de garantir o acesso a medicamentos, energia e água potável.

Para que os objetivos da PNA sejam atingidos, a proposta relaciona uma série de atribuições que deverão ser exercidas pelo poder público, a começar pelo estímulo à agricultura familiar e ao cooperativismo. Emenda ao projeto acrescenta parágrafo único ao artigo 1º, segundo o qual as ações que procuram garantir o direito à alimentação adequada devem seguir definições, princípios, diretrizes e objetivos do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

 Óleo vegetal

A comercialização e o uso de óleo de origem vegetal - puro ou com mistura - como combustível está previsto no projeto de lei do Senado (PLS) 81/08, também aprovado pela CI. A medida abrange o uso do óleo em tratores, colheitadeiras, veículos, geradores de energia, motores, máquinas e equipamentos automotores utilizados na extração, produção, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários e também no transporte rodoviário, ferroviário ou hidroviário desses mesmos produtos e de seus insumos.

O relator, senador Eliseu Resende (DEM-MG), avalia que a substituição do diesel por óleo vegetal refinado nos motores de ônibus, micro-ônibus e vans urbanos resultaria em significativa melhoria das condições do ar, com reflexos extremamente positivos na saúde e na qualidade de vida da população.

Eliseu Resende também considerou que uso de óleo vegetal combustível pelo agronegócio reduzirá significativamente o custo de produção, elevado pelo uso do diesel nos tratores, máquinas agrícolas e veículos de transporte de carga, com reflexos positivos na competitividade das respectivas cadeias produtivas dos óleos vegetais. E beneficiará também, salientou, a agricultura familiar, ao representar oportunidades de diversificação e de aumento da renda, uma vez que muitas culturas oleaginosas apresentam bom potencial de exploração nos diversos agroecossistemas do país.

A comissão aprovou ainda o PLS 380/09, pelo qual os transportadores autônomos que adquirirem veículo ficam isentos de pagamento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

 Seguro contra acidentes

Empresas prestadoras de serviço público de transporte coletivo passarão a ser obrigadas a divulgar o direito dos passageiros de serem indenizados em caso de acidente de trânsito, decorrente do DPVAT e do Seguro de Responsabilidade Civil. Isso é o que estipula um dos quatro projetos de lei da Câmara (PLC 68/04) aprovados na Comissão de Serviços de Infraestrutura.

Conforme o relator ad hoc, na CI, Acir Gurgacz ((PDT-TO), o substitutivo da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) corrige um equívoco sobre a aplicabilidade do Seguro de Responsabilidade Civil dos transportadores, uma vez que esse só abrange o transporte de passageiros no âmbito federal.

 Agências reguladoras

Durante o semestre legislativo, a comissão aprovou ainda sete mensagens presidenciais com indicações para cargos de diretoria em agências reguladoras e autarquia: uma para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); duas para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); mais duas para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); uma da Agência Nacional de Transporte Aquaviário; e outra do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Cristina Vidigal e Cláudio Bernardo / Agência Senado 

28/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dos 18 projetos aprovados pela CMA, destaque para a Política Nacional de Resíduos Sólidos

Propostas aprovadas foram sugeridas por comissão especial da reforma política

Política Nacional de Abastecimento passa na CDR

Política Nacional de Abastecimento passa na CDR

Senadores discutem Política Nacional de Abastecimento

Proposta que institui a Política Nacional de Abastecimento está na pauta da CCT