ABDIAS DEFENDE PRIORIDADE PARA TEMAS AFRO-BRASILEIROS



O senador Abdias Nascimento (PDT-RJ) defendeu hoje (dia 7) a inclusão das questões ligadas à comunidade afro-brasileira entre os itensprioritários na pauta das discussões nacionais. Na opinião do senador, fatos como a criação, pelo Presidente da República, do Grupo de Trabalho Interministerial para a Valorização da População Negra, "apontam para um novo tempo de conquista, para a luta negra".

Abdias informou ter apresentado quatro projetos de leino primeiro semestre deste ano, com o objetivo de concretizar a pauta do movimento negro, "criando não apenas leis isoladas, mas um conjunto coerente e integrado de peças legislativas capaz de reforçar os afro-brasileiros, individualmente e como grupo, em seus embates na arena jurídica".

Para o senador, é primordial a constituição de um arcabouço jurídico a que possam recorrer os afro-brasileiros para se proteger da discriminação ou implementar ações de valorização do grupo. "É necessário, além de aperfeiçoar a legislação atual, criar novos instrumentos que acompanhem a dinâmica da sociedade e atendam a novos anseios nascidos de uma consciência anti-racista mais atualizada e exigente", afirmou.

Abdias Nascimento destacou ainda o I Encontro da Comunidade Negra e Cidadania na Baixada Fluminense, realizado no dia 2 de agosto, no qual foram discutidos temas como: perspectivas e papel do Estado, violência e exclusão social, além de propostasde valorização dos descendentes de africanos.

07/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ABDIAS LEMBRA DOIS ESCRITORES AFRO-BRASILEIROS

Paim defende política de integração dos "afro-brasileiros"

ABDIAS DESTACA ATUAÇÃO DE CENTRO CULTURAL AFRO-BRASILEIRO

ABDIAS NASCIMENTO MOSTRA QUE MOVIMENTO AFRO-BRASILEIRO TEM ORIGEM NO PRÓPRIO PAÍS

Paim elogia documentário exibido pelo Fantástico, que mostra afro-brasileiros como a maioria dos brasileiros marginalizados

Relator é favorável à política de cotas para afro-brasileiros