Acaba a exigência de fiador para financiamento estudantil



Medida provisória publicada nesta quarta-feira (8) vai acabar com exigência de fiador no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A decisão permite a criação de um fundo garantidor para as instituições a fim de substituir o sistema de fiança e facilitar o acesso à educação superior.


A composição do fundo garantidor será feita a partir do próprio financiamento. De cada título emitido pelo Fies a favor da instituição, será destacada uma parcela para o fundo garantidor. De acordo com o Ministério da Educação, a maioria das pessoas que não consegue contratar o Fies tem problemas em conseguir um fiador.


De acordo com o ministério, a medida provisória deverá ser regulamentada até o fim de setembro, com regras definidas pelos ministérios da Educação e da Fazenda. A adesão das instituições ao fundo será voluntária, portanto, o fiador será necessário naquelas que não optarem pelo fundo.


Atualmente, cerca de 800 instituições participam do Fies. Até o fim de 2009, foram fechados 562 mil contratos. Somente em 2010 já foram firmados 47 mil.


O novo formato do Fies facilitou a tomada do financiamento por parte dos estudantes. Além das inscrições permanentemente abertas, o que permite ao aluno solicitar financiamento em qualquer época do ano, os juros baixaram para 3,4% ao ano e o prazo para quitação do empréstimo foi ampliado para três vezes o tempo de duração do curso, acrescido de 12 meses.



Fonte:
Ministério da Educação





08/09/2010 19:29


Artigos Relacionados


Eduardo quer acabar com exigência de fiador para financiamento estudantil

Alberto Silva quer acabar com a exigência de fiador para aluguel

Projeto dá fim à exigência de fiador em locação de imóveis

Senado acaba com exigência de contragarantia para empréstimos no âmbito do Funproger

Senadores votam projeto que acaba com exigência em lei de visto para turista estrangeiro

Prazo para renovar financiamento estudantil é prorrogado até 31 de julho