Acir Gurgacz pede votação rápida do novo Código Florestal




O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu nesta quinta-feira (9) a votação rápida no novo Código Florestal na Câmara e no Senado. A seu ver, o Substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao PL 1.876/1999, que tramita na Câmara, avança em questões fundamentais e tem o mérito de conciliar conservação ambiental e desenvolvimento.

- Essas duas funções essenciais para a sobrevivência do homem - a proteção ambiental e a produção de alimentos - precisam caminhar juntas e não em conflito, como assim preferem as entidades ligadas ao ambientalismo internacional - disse o senador.

O substitutivo estabelece nova norma legal para a proteção das florestas. A atualização do atual Código Florestal, que é de 1965, é vista tanto por ruralistas quanto por ambientalistas como necessária para que o Brasil disponha de base legal capaz de compatibilizar a proteção da vegetação com o ordenamento de atividades agrícolas e do avanço das cidades. Porém, no que se refere aos meandros das novas regras, os grupos interessados têm manifestado opiniões diversas, o que atrasa a tramitação da proposta.

Para Gurgacz, "todos estão perdendo com essa disputa irracional entre radicais e falsos ambientalistas e os ruralistas". Ele ressaltou que, ao impor premissas como a compensação das reservas legais, que se referem à obrigação de recompor a vegetação nativa em 20% da maioria do território agrícola na maioria do território nacional, o novo Código Florestal torna o Brasil a nação mais conservacionista do planeta.

- Não é mais possível adiar a votação de uma questão que já está madura, que foi amplamente discutida com a sociedade e que é de fundamental importância para a nação brasileira - disse.



09/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz pede definição sobre o novo Código Florestal

Acir Gurgacz pede equilíbrio na análise do novo Código Florestal

Acir Gurgacz: 'Não vamos aceitar radicalismo na votação do Código Florestal'

Acir Gurgacz apoia novo Código Florestal: ‘Mudanças da Câmara são legítimas’

Para Acir Gurgacz, novo Código Florestal atende aos interesses de todos

Acir Gurgacz defende aprovação do texto do novo Código Florestal e critica ONGs