Acir Gurgacz defende compensação para pescadores afetados por hidrelétricas
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) cobrou, nesta quarta-feira (22), uma reavaliação do impacto socioambiental da construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira. Defensor da obra, que considerou importante para o país, o parlamentar esclareceu que os projetos básicos ambientais (PBAs) restringem as compensações financeiras às famílias remanejadas de áreas ocupadas por canteiros de obras.
Acir Gurgacz disse que a influência direta das obras abrange uma área muito mais ampla, afetando toda a pesca artesanal, do distrito de Extrema ao de Calama, em Rondônia. Segundo ele, há um enorme impacto das obras sobre os meios de produção de quase 5 mil famílias, que precisam agora de uma alternativa de renda.
- É preciso implementar piscicultura, agricultura familiar, cadeias produtivas, qualificação profissional, associativismo e outras medidas mitigadoras - acrescentou.
O senador acusou as construtoras de gastarem "fortunas" para mascarar a realidade e, segundo ele, "parece que assim está bem para o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] e para o governo federal". Mas, conforme disse, "falta enxergar o problema com uma visão mais abrangente".
O que Acir Gurgacz sugere é um cadastro imediato e detalhado de toda a população ribeirinha afetada direta ou indiretamente pelas obras, com a implementação de alternativas de renda de acordo com a vocação das pessoas.
Para resolver o problema, o senador informou estar articulando para os próximos dias uma reunião com representantes dos pescadores artesanais e das empresas construtoras das hidrelétricas, a fim de analisar todas as opções.
22/09/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Acir Gurgacz cobra compensação para a Amazônia no pacto federativo
Acir Gurgacz defende políticas estruturantes para agricultura familiar
Acir Gurgacz defende programa para atender usuário do crack
Acir Gurgacz defende desenvolvimento integrado para Guajará-Mirim
Acir Gurgacz defende investimentos para remodelar sistema educacional
Acir Gurgacz defende liberação de áreas consolidadas para uso agrícola na Amazônia