Acir Gurgacz: é necessário combinar desenvolvimento com conservação ambiental
Ao saudar a Campanha da Fraternidade deste ano, cujo é "Fraternidade e a vida no planeta", o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) destacou a necessidade de o mundo encontrar urgentemente meios de combinar o desenvolvimento com a conservação do meio ambiente.
Para o senador, o Brasil tem potencial para assumir a liderança de uma agenda para o desenvolvimento sustentável, o que esbarraria, no entanto, no "patrulhamento" de nações poderosas. Elas, de acordo com o parlamentar, estariam impondo restrições aos produtos agrícolas da Amazônia.
- Há lugar para agriculturas fortes como a brasileira, mas essa agricultura vai ter problemas para funcionar diante de um patrulhamento irresponsável que prega um preservacionismo insensato - salientou.
Ele defendeu ainda a aprovação do substitutivodo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao projeto do Novo Código Florestal (PL 1876/99) que, a seu ver, avança em questões fundamentais e tem o mérito de conciliar conservação ambiental e desenvolvimento.
O senador saudou ainda o aniversário de 20 anos do Jornal e Revista Ecoturismo, de Porto Velho, que realiza, segundo ele, um "trabalho em prol da divulgação do turismo e do ecoturismo".
Acir Gurgacz também cumprimentou o desempenho do atual governo de Rondônia, que classificou como um "governo para todos, sem protecionismos para grupos econômicos".
18/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Acir Gurgacz defende mudanças na legislação ambiental
Brasil deve assumir liderança na discussão ambiental, diz Acir Gurgacz
Acir Gurgacz faz apelo por licenciamento ambiental para obras da BR-319 em Rondônia
Acir Gurgacz anuncia apoio a agricultores da Amazônia com dificuldades de adaptação à nova lei ambiental
Acir Gurgacz defende desenvolvimento integrado para Guajará-Mirim
Acir Gurgacz cobra a recuperação da BR-319