ACM afirma que governo usa o Bolsa Família como instrumento de barganha política



O senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) afirmou nesta terça-feira (2), em Plenário, que o governo Luiz Inácio Lula da Silva está lançando mão do programa Bolsa Família como "instrumento de barganha política". Na interpretação do senador, o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza foi desvirtuado pelo governo federal e "se transformou em uma esmola, que humilha os nordestinos".

- Não foi para isso que nós o criamos. Não o concebemos para vê-lo transformado em menos do que caridade pública. E jamais para que servisse de plataforma política de aventureiros - afirmou Antonio Carlos Magalhães.

No âmbito do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza é o principal financiador do Bolsa Família, que por sua vez é um dos principais instrumentos do Programa Fome Zero. Na avaliação de Antonio Carlos Magalhães, o governo federal, "populista e sem escrúpulos", está usando o fundo como "mero instrumento de compra de votos".

- Antigamente, ao atacar suas vítimas, os ladrões as ameaçavam com "a bolsa ou a vida". Hoje, no interior nordestino é: "o voto ou a bolsa" - ironizou.

02/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ferraço: torcedores presos na Bolívia são usados como 'objetos de barganha política' pelo governo Morales

Bolsa Família deve se firmar como política de Estado

Aníbal Diniz afirma que Bolsa Família é a marca do governo do PT

Suplicy afirma que São Paulo precisa avançar no Bolsa Família

Credibilidade do Bolsa Família não pode ser afetada por boatos, afirma Suplicy

Lobão atesta eficácia do Bolsa Família como solução emergencial para a pobreza