Credibilidade do Bolsa Família não pode ser afetada por boatos, afirma Suplicy



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) chamou atenção para a importância de se manter a credibilidade do Bolsa Família, após os recentes boatos de que o programa seria extinto, o que levou milhares de pessoas aos bancos na tentativa de sacar o benefício.

Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (29), o parlamentar paulista lembrou que o Bolsa Família é reconhecido internacionalmente e é essencial para milhões de famílias brasileiras:

- Trata-se de um programa que foi objeto de construção suprapartidária no Congresso Nacional. É reconhecido no mundo todo como um dos melhores instrumentos para superação da extrema pobreza e combate à fome. Os boatos e as disputas políticas não podem interferir na execução da iniciativa, que é tão bem avaliada – afirmou.

Ao apresentar números do projeto, Suplicy informou que, em março deste ano, havia no Brasil 18,49 milhões de famílias com renda familiar per capita abaixo de R$ 140, aptas portanto a fazerem parte do programa. Mas pouco mais de 13,7 milhões, cerca de 75%, estavam efetivamente recebendo.

- Considerando que essas famílias têm, em média, 3,5 pessoas, podemos dizer que o benefício chega a 1/4 da população brasileira de 194 milhões de habitantes – afirmou.

Para que o programa alcance 100% dos que precisam, Suplicy chamou atenção para a importância procedimento chamado Busca Ativa, lançado em junho de 2011 pela presidente Dilma Rousseff, com o objetivo de atrair aqueles que têm direito mas ainda não estão recebendo o dinheiro.

Segundo o parlamentar, os resultados do Busca Ativa variam conforme o estado, mas Ceará, Pará, Maranhão e Amazonas foram os que mais avançaram, trazendo mais gente para o programa.

Cidadania

Eduardo Suplicy disse ainda que o país precisa avançar no aperfeiçoamento de programas de transferência de renda para a continuação da redução das desigualdades. O caminho, segundo ele, passa pela renda básica de cidadania que atinja todos os brasileiros, sem exceção.

O senador finalizou com uma sugestão a Dilma Rousseff de que ela crie uma comissão de trabalho para estudar uma forma de transição do Bolsa Família para a Renda Básica de Cidadania.



29/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy afirma que São Paulo precisa avançar no Bolsa Família

Para Cardozo, PF atuou bem em apuração de boatos sobre Bolsa Família

Jarbas Vasconcelos: governo tem que explicar boatos sobre Bolsa Família

Jorge Viana lamenta divulgação de boatos sobre fim do Bolsa Família

Aloysio Nunes quer apuração de responsabilidade sobre boatos do Bolsa Família

Vídeo l Jorge Viana diz que boatos sobre Bolsa-Família indicam mau começo para disputa presidencial