ACM ANALISA COM EMPRESÁRIOS DESAFIOS NA RELAÇÃO BRASIL-EUA



O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, recebeu na manhã desta terça-feira, dia 30, uma missão do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos, que está em Brasília para contatos com autoridades do Executivo e Legislativo para estreitar relações econômicas e políticas entre os dois países. Antonio Carlos apontou a impunidade como um dos graves problemas nacionais e as barreiras comerciais norte-americanas como obstáculos ao desenvolvimento de uma parceria ainda mais intensa entre as duas nações.
Na avaliação de Antonio Carlos, dificilmente a reforma tributária brasileira será feita este ano, tendo em conta as dificuldades de ajustar os interesses da União, estados e municípios, principalmente em ano de eleições municipais. O senador destacou que a CPI do Judiciário obteve bons resultados, mas a impunidade persiste como um grave problema brasileiro. Ele acentuou, ainda, a importância de o país promover a reforma do Judiciário, que está em discussão no Congresso Nacional.
Em relação aos Estados Unidos, o presidente do Senado apontou as barreiras comerciais como um obstáculo ao desenvolvimento mais intenso das relações econômicas entre os dois países. Ele propôs uma ação política mais intensa em benefício de uma parceria mais efetiva, com a redução dos obstáculos ainda existentes na legislação americana.
Os empresários Mário Villares e Robert Petterson, respectivamente presidentes das seções brasileira e norte-americana do Conselho, agradeceram a oportunidade do contato com Antonio Carlos e manifestaram esperança em que, pelo diálogo, será possível desenvolver de maneira crescente as relações entre o Brasil e os Estados Unidos.
HOMENAGEM - Pouco antes de receber a comitiva de empresários, o senador Antonio Carlos Magalhães fez questão de marcar presença em sessão solene realizada pela Câmara dos Deputados para homenagear a memória de Marco Antônio Vilaça, filho do ministro Marcos Vilaça, do Tribunal de Contas da União (TCU), recentemente falecido. O senador acompanhou diversos pronunciamentos de parlamentares que recordaram a personalidade de Marco Antônio e seu trabalho como marchand em benefício do desenvolvimento das artes plásticas brasileiras.

30/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil e México querem intensificar relação comercial e aproximar empresários

Evento analisa desafios e perspectivas para a Amazônia

Ney Suassuna analisa avanços e desafios às políticas públicas no país

LOBÃO ANALISA RELAÇÃO ENTRE GOVERNO E OPOSIÇÃO

Cientista político analisa relação entre os três poderes

Simon lança livro em que analisa relação entre fé e política