ACM critica utilização da Petrobras como aparelho partidário



O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) afirmou, em discurso nesta terça-feira (21), que "o povo está anestesiado com a publicidade do governo, contrariando todas as normas de moralidade que o país já conheceu". O parlamentar fez a constatação ao analisar notícias publicadas nos últimos dias pelo jornal O Globo sobre a utilização da Petrobras como instrumento de repasse de dinheiro a partidos políticos, entre eles o PT e o PCdoB.

Segundo o senador, "nunca em sua história a Petrobras teve uma direção que deixasse tanto de dar importância à moralidade pública". Ele disse que o dinheiro público e o dos acionistas estão sendo utilizados em proveito do PT. Antonio Carlos também criticou o que classificou de "postura tacanha e covarde" dos dirigentes da estatal no episódio da crise do gás envolvendo o governo boliviano.

Antonio Carlos também protestou contra a suposta concentração da aplicação de recursos em Sergipe, que teria como objetivo beneficiar politicamente o petista José Eduardo Dutra, ex-presidente da empresa nos primeiros anos do governo Lula. Ele não considerou correto o patrocínio dado pela estatal ao evento chamado Forró Caju.

- Agora parece que estão querendo mudar o nome da empresa para Forrobras. Eu, como modesto acionista da empresa, não quero participar desse Forrobras, não. Vamos acabar com a Forrobras e fazer voltar a Petrobras criada por Getúlio Vargas - disse Antonio Carlos.

Em aparte, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) defendeu o patrocínio ao Forró Caju e destacou que o evento é importante para a difusão do turismo em Sergipe e, conseqüentemente, para a geração de riqueza e emprego. Por outro lado, o senador Efraim Morais (PFL-PB) disse que Campina Grande, que na sua avaliação tem o maior forró do mundo, estaria sendo discriminada por não receber recurso nenhum da Petrobras para realizar seu carnaval. Já Wellington Salgado (PMDB-MG) elogiou Antonio Carlos Magalhães pela entrevista que o parlamentar concedeu à revista Veja, publicada este final de semana.

21/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino critica utilização da taxa de juros como único instrumento de combate à inflação

No Dia Mundial da Voz, saiba como cuidar do aparelho vocal

Odone faz a primeira intervenção como líder partidário do PPS

Valadares critica sistema partidário brasileiro

Mauro Miranda critica governo de Goiás por não ter melhorado aparelho policial militar

Iris critica campanha pelo voto nulo e defende novo sistema partidário