ACM: FHC DEVE DISPUTAR REELEIÇÃO NO CARGO



O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, disse hoje (dia 29) que, embora considere "respeitável" a posição dos governadores que estão deixando o cargo para disputar as eleições, acha que o presidente da República deve permanecer no exercício de suas funções durante a campanha pela reeleição, conforme assegura a lei.

- Quem sai o faz por algum motivo político relevante: para dar uma sacudidela na opinião pública, por exemplo. Fernando Henrique não precisa disso, está indo bem no governo e como candidato - afirmou.

Antonio Carlos lembrou que "em toda parte do mundo, reeleição é disputada no cargo", e que o presidente está respaldado pela lei, e "deve cumprir o ritual completo". Mas frisou que a escolha cabe a cada um, e observou que, em certos casos, "as pessoas que quiserem sair podem sair, porque às vezes até corta a inibição da pessoa: coisas que não desejava fazer, seu substituto fará".

Na opinião do senador, o resultado da convenção do PMDB não repercute sobre a posição dos filiados ao partido que ocupam cargos no governo, que devem, portanto, continuar em seus postos. Para ele, o presidente do PMDBé "o grande perdedor":

- O que ficou patente é que o Paes de Andrade exerce um mandato ilegítimo, porque não tem maioria no partido para fazer uma convenção. Essa foi a grande derrota de Paes de Andrade: ele ficou como presidente de um partido mas não representa coisa alguma - disse.

O presidente do Senado reafirmou que o projeto da gratificação dos professores não será apreciado na Casa enquanto persistir a greve da categoria, mas não quis opinar sobre a proposta de emenda constitucional do senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) que efetiva servidores.



29/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


AMORIM SUGERE QUE FHC DEIXE CARGO PARA DISPUTAR REELEIÇÃO

ADEMIR PROPÕE QUE PREFEITOS DEIXEM O CARGO PARA DISPUTAR REELEIÇÃO

Emocionada, Serys comunica que não vai disputar reeleição para o Senado

Senado exige renúncia de governante que desejar disputar reeleição

Plenário discute PEC que determina renuncia de governante que for disputar reeleição

JUCÁ QUER QUE ATUAIS REITORES POSSAM DISPUTAR REELEIÇÃO