Senado exige renúncia de governante que desejar disputar reeleição



Em primeiro turno, o Senado aprovou proposta de emenda à Constituição do senador Nabor Junior (PMDB-AC) que exige a renúncia, seis meses antes do pleito, do presidente da República, governadores e prefeitos que desejarem disputar a reeleição. Foram registrados 50 votos favoráveis, 22 contrários e uma abstenção. O presidente do Senado, Jader Barbalho, anunciou que estava votando a favor da emenda, que ainda será apreciada em segundo turno.

Nas últimas eleições para cargos executivos, só se desincompatibilizaram para fazer a campanha eleitoral os governantes que assim o desejaram. Com essa emenda constitucional, Nabor disse que deseja contribuir para o aprimoramento do sistema eleitoral, dotando o instituto máximo da democracia de maior lisura e transparência. O senador argumentou que a medida evita privilégios, visto que, permanecendo no cargo, é fácil para os chefes do Executivo usarem a máquina administrativa em favor de suas candidaturas.

Na mesma sessão, o Plenário considerou prejudicada proposta de emenda constitucional do senador Jefferson Péres (PDT-AM), que também obrigava a desincompatibilização antes da candidatura à reeleição, mas apenas dos candidatos aos cargos de governador e prefeito.

09/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário discute PEC que determina renuncia de governante que for disputar reeleição

Senado volta a discutir renúncia de quem deseja disputar reeleição

CCJ aprova emenda que exige renúncia dos chefes do Executivo para concorrerem à reeleição

Emocionada, Serys comunica que não vai disputar reeleição para o Senado

Senado tem mais um dia de discussão sobre renúncia em caso de reeleição

ACM: FHC DEVE DISPUTAR REELEIÇÃO NO CARGO