ACM quer manual de funcionamento para CPIs



Preocupado com a interferência do Judiciário no andamento dos trabalhos das Comissões Parlamentares de Inquérito, o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), anunciou que já entrou em entendimento com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Antonio Busato, para criar um manual de funcionamento para as CPIs. O manual, segundo o senador, seria um trabalho desenvolvido pela Consultoria do Senado em conjunto com a OAB.

- Sei que terei o apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do próprio Supremo [Tribunal Federal], já que a idéia foi do próprio ministro Peluso. Com o manual, poderemos evitar que os Okamottos, Silvinhos Pereiras, Lulinhas não venham depor. Todos têm de vir depor, todos têm de vir até aqui, perante o tribunal da opinião publica, que são as CPIs - disse.

Foi o ministro do STF Cezar Peluso quem concedeu a liminar que interrompeu o depoimento do caseiro Francenildo na CPI dos Bingos.

Antonio Carlos também comemorou o relatório da CPI dos Correios, apresentado nesta quarta-feira (29) pelo deputado Osmar Serraglio.

- Os que não acreditavam nas CPIs devem estar hoje entristecidos e arrependidos. Tudo o que falávamos e que era contestado está sendo provado - disse.

LOA

Antonio Carlos ainda criticou a maneira por que a lei orçamentária está sendo trabalhada, deixando claro que não é contra sua aprovação. Para ele, este é o momento para encontrar uma nova solução para a elaboração dessa lei, "traçando um caminho de seriedade para o governo federal".

- A maneira como o orçamento está sendo feito permite que se roube em sua feitura, no contigenciamento, no pagamento, nas obras superfaturadas - advertiu, solicitando atenção aos partidos da oposição.



29/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilvam Borges quer melhorias no funcionamento das CPIs

Funcionamento de CPIs pode ser nos finais de semana

CPIS DEVEM TER FUNCIONAMENTO CODIFICADO, DIZ TÁVOLA

Magno Malta critica projeto que disciplina o funcionamento das CPIs

Vídeo | Alvaro Dias quer marco regulatório para funcionamento de ONGs

SIMON QUER CPIS EM OUTRO HORÁRIO