ACM QUER REFORMA POLÍTICA JÁ
O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, defendeu hoje (dia 6) urgência na aprovação da proposta de reforma política, para que a nova estrutura político-partidária já possa vigorar, inclusive, para as eleições do ano que vem.
- A reforma política é uma coisa muito importante para o Brasil, e quanto mais cedo for feita, melhor para o país - afirmou.
O senador acha que as últimas alterações do quadro partidário só vem a facilitar a realização da reforma, porque "os que acabaram de fazer novas filiações com certeza pretendem permanecer em seus partidos, e isto já é um passo em favor da fidelidade partidária".
Para Antonio Carlos, cuidar do assunto agora será extremamente saudável para a democracia no país, porque a reforma política inclui entre seus pontos principais dispositivos visando o fortalecimento dos partidos, além de suscitar definições sobre temas como aintrodução do voto distrital e a dispensa da obrigatoriedade do voto.
Outro benefício da reforma política, segundo o senador, seria sua repercussão sobre a harmonia dos Poderes da República, pois, "quanto mais os partidos forem fortes, mais fácil será o relacionamento do Executivo com o Congresso".
Antonio Carlos disse que está lutando pela reforma política já, mas admitiu que há obstáculos:
- Eu sou apenas um. Nem sempre o que quero consigo. Acho que quero o melhor para o país. Vou lutar para fazer a reforma política logo, e a reforma tributária também - afirmou.
03/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
ACM QUER REFORMA POLÍTICA JÁ
ROMERO JUCÁ QUER REFORMA POLÍTICA
CNBB quer reforma política com participação popular
Marco Maciel quer que reforma política avance
Governo também quer priorizar reforma política
José Agripino quer priorizar a reforma política