ROMERO JUCÁ QUER REFORMA POLÍTICA
O senador Romero Jucá(PSDB-RR) defendeu uma reforma política que aprimore as instituições democráticas egaranta o primado da ética e do direito, para que a sociedade e, principalmente osjovens, voltem a se interessar por assuntos políticos e pelo governo. O senador citou umapesquisa da Fundação Perseu Abramo, de São Paulo, que demonstra que o jovem brasileironão confia nos políticos, nos partidos políticos, no governo federal e no Judiciário.
Segundo a pesquisa, em que foram ouvidos 1806 jovens de 18 a 21 de novembro de 1999, asúnicas instituições respeitadas pelos jovens são a família e a Igreja Católica.Aperfeiçoar a Justiça, adotar estruturas e instituições políticas adequadas ao povobrasileiro e garantir maior estabilidade política e democrática para fortalecer ospartidos políticos são algumas das necessidades apontadas por Romero Jucá.
O senador acha que existe uma crise ética não só no Brasil, mas em todo o mundo. Elelembrou que o próprio presidente Fernando Henrique Cardoso tem defendido a necessidade deuma reforma política. "Uma geração desinteressada em política dificilmenteconseguirá associar desenvolvimento e democracia, cidadania e melhor distribuição derenda, erradicação da miséria e justiça social", disse Romero Jucá.
29/05/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Romero Jucá é o relator da reforma tributária
Romero Jucá anuncia mudanças na reforma tributária
ROMERO JUCÁ ELOGIA A REFORMA AGRÁRIA DO GOVERNO
Romero Jucá destaca avanços da reforma no ensino profissional
Principais pontos do relatório Romero Jucá sobre a reforma tributária
Principais pontos do relatório Romero Jucá sobre a reforma tributária