Acordo permite que PEC da Zona Franca de Manaus seja votada hoje pela Câmara



Durante toda a terça-feira (18), o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) acompanhou as negociações que resultaram em acordo com líderes partidários e o governo para que a Câmara dos Deputados vote nesta quarta-feira (19), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC 506/2010) que prorroga por 50 anos os benefícios da Zona Franca de Manaus. As informações são da assessoria do senador.

- Eu sempre disse que o acordo aconteceria. Vamos votar o primeiro turno, com requerimento de preferência para votar o texto original da Presidência da República, e vamos construir um novo acordo para a prorrogação por dez anos da Lei de Informática - disse Braga.

A votação foi acertada com os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Além de Braga, participaram o governador Omar Aziz, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, e demais membros da bancada do Amazonas no Congresso. Ideli afirmou que o governo considera razoável negociar a prorrogação por mais dez  anos da Lei de Informática. A prorrogação foi motivo de obstrução na votação da PEC da Zona Franca pela Câmara, em outubro. A bancada de São Paulo exigia que fosse aprovada emenda ao texto original da PEC prorrogando por mais 50 anos os benefícios para a informática.

- O governo vê o projeto sobre a Lei de Informática com muitos bons olhos. Primeiro porque trata a prorrogação da lei fora da Constituição. É lei e continuará sendo lei. E baixou muito. De uma prorrogação de 50 anos para 10 anos é um patamar razoável para iniciar as negociações - disse a ministra.

Para negociar a PEC da Zona Franca, Braga, os demais membros da bancada do Amazonas, o governador e o prefeito reuniram-se ontem na Câmara com os líderes do DEM, Mendonça Filho (PE); do PSDB, Antonio Imbassahy (BA); do PR, Bernardo Santana (MG); e do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Em todas as conversas, a bancada do Amazonas ouviu que a PEC da Zona Franca será votada se houver compromisso de votar também a prorrogação da Lei de Informática.

Campanha on-line

Na internet, continua campanha liderada pelo senador Eduardo Braga para que os amazonenses enviem e-mails a todos os deputados federais pedindo o voto favorável à PEC da Zona Franca de Manaus. Até as 18h30 de ontem, quase 4,5 milhões de mensagens eletrônicas já haviam sido enviadas aos parlamentares. O link para envio de e-mails é http://zfmmais50.senadoreduardobraga.com.br.

Discurso

Em discurso no Plenário do Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pediu o apoio dos senadores para a proposta de prorrogação da vigência da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos. Ela ressaltou o reconhecimento internacional ao papel da Zona Franca de Manaus no desenvolvimento sustentável da região, mas advertiu aos parlamentares que esse modelo econômico precisa de mais tempo para produzir efeitos.

- Além de um grande projeto social de combate às desigualdades regionais, a Zona Franca de Manaus é hoje um dos instrumentos mais poderosos que tem o país na defesa da Floresta Amazônica - afirmou a senadora.



19/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Braga elogia aprovação, pela Câmara, de PEC que prorroga incentivos para Zona Franca de Manaus

Câmara pode votar esta semana prorrogação dos benefícios da Zona Franca de Manaus

Senado homenageia os 35 anos da Zona Franca de Manaus

Plenário homenageará 35º aniversário da Zona Franca de Manaus

Mozarildo defende manutenção da Zona Franca de Manaus

Mozarildo aplaude 37º aniversário da Zona Franca de Manaus